quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BERÇO DA FORMAÇÃO

O berço da formação permite que pessoas se transformem
com uma diferença que muitas vezes passa despercebida pelos que a analisam, causando surpresa que algumas se sobressaiam de maneira significativa enquanto outras permanecem num outro patamar.
Pessoas que nascem protegidas por famílias de posses, ricas ou de classe média não conseguem competir com outras nascidas na pobreza que, pelas dificuldades enfrentadas, de repente, como um pinheiro que nasce no pé de árvores já adultas, as ultrapasse e surja altaneiro produzindo frutos.
É natural que tenhamos pessoas nascidas em "berço de ouro" que se sobressaiam mais no conjunto, mas não significa que em algum momento não surjam descendentes nascidos "debaixo de um máu tempo" que cheguem com uma fôrça difícil de compreender.
Veja-se o caso de Leonel de Moura Brizola, Sarney, Collor, Fernando Henrique Cardoso, José Alencar, Lula, Dilma, partidos políticos, imprensa brasileira.
"Quem nasce aos seus não degenera".
Quando se vê a trajetória de Brizola, muitas pessoas não entendem a paixão pela educação que sempre norteou as administrações na luta politica, como deputado e governador.
Brizola nasceu no pequeno distrito de Cruzinha, no município de Carazinho, Rio Grande do Sul, em um pequeno sítio de família pobre. Dona Oniva, mãe de Brizola, apesar da pouca instrução, desejando dar ao filho uma oportunidade maior na vida, entendia que só com educação o filho poderia alcançar um patamar mais elevado do que em que viviam.
Permitiu que Brizola fosse morar na casa de um pastor metodista em Carazinho, e pela demonstração de uma inteligência diferenciada, líderes comunitários do município resolveram mandá-lo para estudar em Pôrto Alegre, pagando-lhe uma passagem de trem, o transporte mais adequado na época.
Brizola cresceu lutando em situação de dificuldade, se sobressaindo através do estudo, da luta dos tempos de escola, dos embates políticos.
Não fugiu a sua origem humilde, priorizando a educação em seus governos porque entendeu que não seria o que foi se não tivesse estudado, sempre defendeu aos que mais precisavam.
Sarney e Collor foram remascentes dos anos da "ditadura das elites", o primeiro galgado à Presidência pelo falecimento de Tancredo Neves, criou o "Plano Cruzado" por estar passando por uma crise política grave, as lideranças do País estavam se organizando para eleger alguém que administrasse com competência.
Lembro que estiveram reunidos no Rio durante o carnaval, Covas, Brizola e outras personalidades politicas nacionais, e com o plano criado, equivocadamente, abandonaram o projeto e o PMDB se favoreceu, elegeu 23 governadores. Mas olhávamos o plano de Sarney com desconfiança, para nós estava muito bom, os preços congelados e o salário aumentava normalmente, mesmo assim, não entendendo muito bem porque, não acreditávamos e de repente, em um momento de reflexão, lembramos que o plano de um remanescente dos "anos de chumbo" não poderia dar certo, não tinham a visão para resolver, só para enganar, como realmente aconteceu.
A imagem de Collor foi desenhada para evitar que Brizola e Lula ganhassem a eleição, medo muito mais de Brizola do que de Lula, tanto é que quando a "grande mídia", Globo, Estadão, Fôlha de SP, revista Veja entendeu que a eleição de Collor estava garantida começaram a favorecer a candidatura de Lula para levá-lo para o 2º turno em detrimento de Brizola, o que aconteceu.
Mas Collor não tinha a confiança da elite brasileira, da grande mídia e trataram de derrubá-lo assim que encontraram motivos para tal, com a denúncia do irmão da corrupção junto com PC Farias.
Fernando Henrique Cardoso nasceu de classe média alta, formou-se na Sorbonne, dizia-se comunista, não acreditava em Deus, tinha um discurso de extrema esquerda mas ao assumir o governo retornou às suas origens administrou de acordo com os interesses do capitalismo, dos neo-liberais, aliando-se a partidos originários da Arena, PDS, o DEM, PPS, PTB.
Jose Alencar nasceu de família pobre, estudou só até o quinto primário e, mercê de uma força extraordinária, a mesma que demonstrou em sua luta por anos e anos contra o câncer, formou um dos maiores conglomerados empresariais do País, terminando por merecer o respeito de todos os brasileiros, e convidado por Lula aceitou a candidatura à vice-presidência, contribuindo para o sucesso do governo nas questões sociais.
A origem de Lula é paupérrima, conheceu a sêca e a miséria com que viviam seus conterrâneos, veio de "pau de arara" com sua família do nordeste para São Paulo.
A família travou uma batalha para conseguir sobreviver nos primeiros anos, Lula, trabalhando, conseguiu sobressair-se por sua inteligência e foi líder do movimento dos trabalhadores, sendo o encarregado das negociações com os grandes empresários conquistando o respeito deles.
Como José Alencar, teve pouca instrução, estudou um pouco mais, até o sétimo ano do elementar, mas as negociações com os patrões o fez ganhar uma experiência ímpar, que lhe proporcionou tornar-se no Presidente da República mais prestigiado no Brasil, 80% de avaliação positiva, e no exterior, onde recebeu vários títulos de "Doutor Honoris Causa", tem muitos já oferecidos no Brasil e libertou nosso País do FMI, as crises nos EUA quem pagava era o povo brasileiro através dos "gatilhos" que permitiam que os juros fosse elevados de acordo com os interesses americanos.
Se Lula não tivesse fortalecido o estado brasileiro como fez, o Brasil não teria conseguido entrar na por último e sair na frente na crise de 2008, auxiliando a economia com diminuição de impostos para estimular o comércio, solicitando às grandes emprêsas que não demitissem e colocando a Caixa Economica Federal e o Banco do Brasil com as portas abertas na oferta de financiamentos.
Lula não esqueceu de seus conterrâneos e do povo brasileiro que mais necessitava.
A origem da Presidente Dilma Roussef é de classe média, mas desde os tempos de estudante destacou-se por defender um País mais justo ao combater a "ditadura das elites", que não deixava falar, censurava a imprensa, quem falasse contra era considerado subversivo e sujeito a prisão, tortura e até a morte.
Seu pensamento de esquerda fez com que se filiasse ao PDT de Brizola e posteriormente se transferisse para o PT, sob o qual elegeu-se Presidente da República, tendo demonstrado que não vai tolerar corrupção, aquele que for denunciado terá que se explicar, provando ser inocente ou cái.
O que escrevemos aqui ratifica "QUEM SAI AOS SEUS NÃO DEGENERA".

Nenhum comentário:

Postar um comentário