quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A GANÂNCIA É RESPONSÁVEL PELA CRISE

Concordamos que a falta de regulamentação financeira é responsável pela crise, como disse a Presidente Dilma Roussef em Bruxelas, mas, para nós, muito mais do que isto é a ganância das organizações financeiras.
No Brasil quem dita as normas que devem ser seguidas pelos bancos é o Banco Central, que tem a responsabilidade de verificar diàriamente o volume de recursos, os depósitos à vista, os empréstimos, a percentagem de possibilidade de inadimplência, o capital imobilizado, etc.etc..
Prova que temos leis que impedem que um banco privado quebre sem que se perceba, pelos dados verificados, e crie uma crise na economia global, como aconteceu em 2008 e agora novamente é o que aconteceu no governo de FHC com o Banco Marka, onde assessores do governo foram processados e até prêsos porque não obedeceram aos critérios estabelecidos pelo Banco Central e permitiram que Cacciola, também prêso, desse o golpe.
O que as organizações financeiras de países de 1º mundo fizeram em 2008 e agora foi deixarem de seguir os critérios na liberação de empréstimos, quer dizer, o cliente tem recursos para solicitar um empréstimo X e os executivos bancários alteram o dispositivo e permitem que contrate um valor acima de suas condições financeiras e acontece a inadimplência.
A crise, mais uma vez, é criada pelo capitalismo, pelos neo-liberais, países pobres não criam crises destas proporções.
Corre pela internet uma carta que teria sido escrita pela ex-esposa de Hugo Chaves, Nancy Iriarte Diaz, em que, no final, faz uma critica ao socialismo.
No socialismo, assim como no capitalismo, existem governos competentes e incompetentes, mas quem tem criado crises e mais crises é o capitalismo neo-liberal, o "capitalismo selvagem".
O comunismo acabou com a queda do muro de Berlim e o fim da União Soviética, o que existe nos dias de hoje é um socialismo responsável que só se mantém na democracia, e quando falamos "responsável" temos consciência de que tem defeitos, mas criados pelos governantes, não pelo ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário