sábado, 5 de abril de 2014

RETORNO DE SERVIÇOS - ALTOS TRIBUTOS

Em uma análise sobre os altos tributos pagos pela população brasileira ao governo e o retorno em serviços, o IBPT - Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação o Brasil é colocado em 30º lugar, tendo os EUA, com um índice de retorno de 165,78 %, carga tributária sobre o PIB em 2012 24,30% e  IDH de 0,937, tendo ficado a Austrália em 2º lugar e a Coréia do Sul em 3º.
Para fazer uma análise completa sobre o assunto teríamos que ter um assessoramento completo, com uma equipe de pesquisadores.
Então, apelamos para um grande amigo, compadre, para tentar comparar, considerando-se as diferenças.
O Brasil é um dos países onde os salários são os mais baixos, as diferenças são gritantes, a distribuição de renda é uma das mais injustas do mundo.
Então, apelamos para um grande amigo, compadre que mora nos EUA, para tentar comparar, de maneira simplista, mas não menos que a análise do IBPT o que acontece no Brasil e nos Estados Unidos.
O salário mínimo nacional nos EUA é de $ 7,20 a hora, na Califórnia, onde reside meu amigo é de $ 8,50, em Chicago $ 9,20.
Considerando um valor médio de $ 8,00 a hora atingiria $ 64,00 diários, $ 1.920 mensais.
Uma empresa de limpeza cobra $ 12,50.
Uma faxineira, numa casa de classe média baixa cobra $ 100, veem em duas, ficam pouco mais de duas horas.
Os supermercados pagam de $ 9 à $ 11 a hora.
O salário em uma empresa gira em torno de $80.00 à $ 100.000 anuais.
No Brasil temos um salário mínimo de R$ 724,00, acho que nem precisaria falar mais nada, mas dá para se entender que nos EUA não é preciso proteger ninguém com SUS e escolas publicas, todos podem pagar, apesar de terem que dispender uma fortuna em "ticket refeição", sem o qual milhares de americanos morreriam de fome, mas vê-se daí um dos motivos de tanta diferença no maior retorno em serviços públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário