quarta-feira, 9 de abril de 2014

CPI DA PETROBRÁS

A oposição representada por PSDB, DEM, PSOL, PSB e independentes do PDT e do PMDB foram ontem ao STF com o objetivo de forçar uma CPI exclusiva sem que sejam incluídas as investigações sobre o cartel de trens de São Paulo e as obras da refinaria de Abreu e Lima em Pernambuco.
Nós entendemos que o açodamento da oposição em criar a CPI é pela busca dos "holofotes" da grande mídia e, neste sentido, achamos que a abertura de investigações pelo Congresso sempre têm este objetivo, seja de parte destes ou daqueles partidos.
Consideramos que uma CPI deveria ser aberta, ou não, após uma investigação criteriosa pela Polícia Federal e Ministério Publico.
E neste caso temos as opiniões conflitantes dos ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso.
Lula diz que não é a primeira vez que se tenta levantar coisas contra a Petrobrás em época de eleição, em 2009 foi assim. A oposição não tem apresentado propostas, programas de governo, e busca em situações como esta "por lenha na fogueira" com objetivos político eleitoreiros.
O ex-presidente da Petrobrás declarou que a compra da refinaria de Pasadena foi um bom negócio e esta dando lucro.
Diz ele que na realidade a refinaria não custou o que a oposição e grande mídia dizem, mais de um bilhão de dólares, os ativos representaram US$ 486 milhões de dólares, o restante foi decorrente de estoques de petróleo, comprados e vendidos, foi um negócio absolutamente normal.
A oposição esta afoita pelo desespero de não conseguir crescer nas pesquisas de intenções de votos, "apela".
E, por mais incrível que possa parecer,  vem o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso apoiar a criação da CPI, dizendo que "a investigação é de interesse nacional".
E não era de "interesse nacional" a criação da CPI para investigar as privatizações suspeitas em seu governo e a compra de votos para aprovar a reeleição?
FHC com sua "tropa de choque" impediu a criação de qualquer CPI em seus governos e tem a "cara de pau" de exigir CPI agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário