segunda-feira, 27 de junho de 2016

NOBLAT "O MAL INTENCIONADO"

Caras Amigas e Amigos!
Noblat escreve hoje em sua coluna no Globo "que tal um partido capaz de roubar parte do salário dos funcionários públicos, pensionistas e aposentados endividados que, para manter suas famílias, recorriam a empréstimos consignados cujas prestações são descontadas automaticamente em folha de pagamento?".
Ricardo Noblat como se sabe é funcionário da Globo, faz aquilo que é do interesse de seus patrões.
O caso que deu origem a esta matéria de Noblat refere-se à prisão do ex-ministro Paulo Bernardo, motivada por um crime ainda não bem explicado, porque o Empréstimo Consignado" que impediu a exploração bancária de aposentados com juros abusivos, foi criado com objetivos específicos, com os bancos conveniados oferecendo aos clientes esta opção.
Como funciona o "Empréstimo Consignado" ? Cada organização bancária tem critérios diferentes para oferecer o empréstimo a seus clientes, até com referência aos juros, que variam desde menos de 2 %.
Logo que iniciou-se o programa perguntamos na Caixa Federal quanto seria o juro e informaram que seria menos de 2%. Fomos a um banco particular e nos informaram que seria de 4 %.
Foram formadas empresas particulares que operavam através dos bancos que pagavam altas comissões a funcionários contratados.
Quando um funcionário publico ou aposentado necessita um empréstimo nesta modalidade, deve procurar onde o juro é mais em conta e a comissão que é destinada ao preposto não interessa para quem vai.
Se houve ou não pagamento de comissão a alguém é responsabilidade do órgão financeiro, não significando obrigatoriamente propina como quer fazer crer o colunista Noblat, há necessidade de uma investigação mais aprofundada, sem as iniciativas, como tem acontecido, de perseguir alguns e a proteger a outros.
Como sempre, não dá para confiar em nossa mídia.
Um abraço
Nelson

Nenhum comentário:

Postar um comentário