domingo, 3 de janeiro de 2016

PRESIDENCIALISMO DE COALIZÃO

Caras Amigas e Amigos!

Em 1961 a direita foi forçada pela "Legalidade", processo deflagrado pelo Governador do Rio Grande do Sul Leonel de Moura Brizola, a aceitar a posse do Vice-Presidente João Goulart, na vaga deixada por Jânio Quadros, Presidente demissionário.
Mas, só concordou com a posse de Jango no sistema "Parlamentarista", regime em que o Presidente fica com menos poderes, parlamentarismo só derrubado pelo "Plebiscito" criado por João Goulart, que devolveu seus direitos solapados.
Agora a extrema direita, representada pelos mesmos. mais os atuais "Instituto Millenium" e o ativista político partidário Merval "do mal" Pereira tentam criar o "Presidencialismo de Coalizão" com os mesmos objetivos, diminuir o poder de um Presidente eleito com os desejos dos eleitores em realizar mudanças que atendam aos seus interesses em áreas prioritárias como saúde, educação, segurança e questões sociais.
Quem não sabe no Brasil que senadores e principalmente deputados são eleitos a peso de dinheiro? No início de 2014 cientistas políticos falavam que em São Paulo um candidato para se eleger deputado federal gastaria cerca de 6 milhões de reais, significando que sempre a direita será maioria, mesmo o governo conseguindo, como tem acontecido, uma maioria com a nomeação de ministros e funcionários de terceiro e quarto escalões, maioria que se desfaz em qualquer ameaça de "mau tempo" como acontece agora, com as ameaças de impedimento da Presidente Dilma, hipótese alimentada diariamente pelas organizações Globo, Estadão, Folha de São Paulo, revista Veja, Época e outras, tendo em Eduardo Cunha, corrupto denunciado pelas autoridades suíças como grande coadjuvante, só ainda não ter sido preso porque esta no Brasil, se viajar é preso pela Interpol, assim como Maluf e outros que deixaram de fazer turismo internacional.
A intenção da direita, como sempre acontece, é o "estado mínimo", com o Executivo dominado pelo "legislativo", um órgão que pela maneira como tem se comportado não merece a menor respeitabilidade, até porque esta conservando o País paralisado há um ano, o que é lamentável.
O "estado mínimo" jamais permitiria que o governo diminuísse a fome de milhões de famílias brasileiras com o "Bolsa Família" e permitisse que adquirissem suas casas através do programa "Minha Casa Minha Vida", porque a direita só defende menos impostos, mais lucros, o "capitalismo selvagem" que muito criticado foi principalmente durante a "ditadura das elites".
Portanto, temos que ficar atentos porque a extrema direita, junto com alguns ingênuos, deseja é diminuir o direito dos eleitores elegerem um Presidente que atenda aos seus anseios, com poderes amplos para tal.

Um abraço
Nelson

Nenhum comentário:

Postar um comentário