domingo, 19 de setembro de 2010

MÍDIA

Recebi um comentário que não respondi à altura, sobre este assunto, publicado anteriormente.
Sem problema o fato de que pessoas não concordem com nosso pensamento, mas temos o direito da réplica e é o que pretendemos, além de outras considerações.
Não estamos defendendo Lula, nem PT, nem qualquer partido, questionamos os ataques sempre direcionados para os defensores da idéia de centro e de centro-esquerda, esquerda nos parece que nem existe mais no Brasil, a não ser por grupos que não têm uma expressão maior.
E não é de hoje que isto acontece, e nossa contrariedade surge agora, porque em época de eleições é que aflora com mais vigor esta questão, são colocadas as "garras" de fora.
A rede Globo esteve envolvida no projeto da Proconsult para roubar a eleição de Leonel Brizola em 1982, que só foi evitado porque o ex-governador chamou a imprensa internacional e denunciou e o PDT montou uma apuração paralela que defenestrou a intenção nefasta.
Após, para evitar a vitória de Leonel Brizola nas eleições presidenciais, patrocinou a candidatura de Collor e, nos últimos momentos, sentindo que seria mais difícil derrotar o ex-governador, contribuiu para a subida de Lula, que, finalmente, foi derrotado.
Mas Collor foi apenas usado para derrotar os candidatos ditos de esquerda, e Brizola era realmente de esquerda, sem ser comunista, mas foi derrubado pela Rede Globo porque não era considerado de confiança para os objetivos da cúpula da pirâmide, que a fazia movimentar de acordo com seus interesses, porque a população não estava atenta, perdeu o interesse por eleições pelos 20 anos da "ditadura das elites". E não pretendemos defender Collor, apenas estamos analisando e divulgando fatos da época, o governo caiu porque mereceu, PC Farias abusou da corrupção, foi morto supostamente como "queima de arquivo".
Fernando Henrique Cardoso foi apoiado pela mídia, era o candidato mais confiável, ganhou as eleições e se reelegeu fazendo uma administração neoliberal, fazendo o que a elite queria, que eram as privatizações, altamente suspeitas mas que não foram investigadas porque a tropa de choque do PSDB/DEM impediu a abertura de CPI, assim como não permitiu que se investigasse a suposta compra de votos para a reeleição, tudo sob o beneplácito da mídia, que fazia muito poucos comentários sobre o assunto.
Com o desejo de mudanças, mesmo com a mídia apoiando descaradamente José Serra, Lula venceu as eleições de 2002, se reelegeu em 2006 vencendo Geraldo Alkmin, por ter feito um governo muito bem avaliado, principalmente em comparação com o governo FHC, que foi divulgada no mês de setembro, antes das eleições.
Agora, em 2010, de novo a mídia, escolheu Serra como seu candidato e faz uma "troca de figurinhas" com a oposição, insinua uma situação e os políticos do PSDB/DEM/PPS "levantam a bola", o mesmo acontecendo quando os partidos insinuam e o PIG superdimensiona.
As denúncias de corrupção surgem e a oposição e a mídia logo julgam e condenam, sem esperar a investigação do MP e da Polícia Federal, na tentativa de respingar na candidatura oficial e alterar o rumo das eleições.
A denúncia do governador de São Paulo Claudio Lembo, do DEM, declarando que a escolha e o  apoio da mídia gera intranquilidade, apesar de seu partido estar coligado com o PSDB/PPS/PTB vem de encontro ao que também denunciamos.
A mídia, o PIG, parece que não entendeu ainda que a população esta mais atenta, a cúpula da pírâmide, pelos últimos acontecimentos, não consegue mais fazer a base se mover de acordo com seus interesses, e isto a esta preocupando mais do que deve.
É importante que se diga então, que nossa crítica ao PIG, à rede Globo, Estadão e Folha de São Paulo, RBS do Rio Grande do Sul, à revista Veja, etc.etc., que procuram ter colunistas sempre alinhados com sua intenção de ludibriar o eleitorado não é de agora, busca aprofundar esta discussão e fazer com que possamos ter uma imprensa com credibilidade, que nos faça acompanhar o que acontece no País com a confiança necessária, que não estão omitindo ou divulgando meias verdades.
Necessário se faz também que digamos que nossa intenção não objetiva blindar Lula ou Dilma, as verdades devem ser ditas, mas o histórico que fizemos acima busca justificar nossa manifestação e que a mídia modifique sua atuação, a democracia exige.

Nenhum comentário:

Postar um comentário