segunda-feira, 28 de novembro de 2016

GETÚLIO, FIDEL E DITADURAS !!!


ALGUM DITADOR BRASILEIRO SERIA ELEITO PELO VOTO DIRETO ?

Não existe ditadura nem ditadores iguais.
Getulio Dornelles Vargas, o grande Presidente que o Brasil foi buscar lá em São Borja no ano de 1932 para colocar "ordem na casa", ficou até 1945 quando, a pedido de opositores que desejavam a volta da democracia, renunciou e eleições gerais foram realizadas.
Criou o PSD que transformou-se em um partido de direita, portanto não atendia aos seus anseios que defendiam aos trabalhadores, e criou o PTB - Partido Trabalhista Brasileiro, que teve a liderança João Goulart e depois Leonel Brizola, tirado das mãos de Brizola pelo General Golbery para apoiar o governo da ditadura comandado pelo General Figueiredo.
Como em outras ditaduras houveram exílios voluntários e não, sem a dramaticidade acontecida com o golpe de 1964.
Getulio era um líder amado pelo povo, exceto é claro por aqueles 1 % que detêm a fortuna brasileira, e por isto foi novamente conclamado a concorrer a Presidência em 1950 quando venceu com uma festa estrondosa da população.
Não se ouviu falar das atrocidades, torturas, assassinatos e desaparecimentos de líderes políticos como na "ditadura das elites", sempre defendemos que as Forças Armadas foram usadas, tanto é que nenhum dos ditadores pós 64 foram chamados para concorrer em eleições diretas após a abertura porque não teriam nenhuma possibilidade de vitória.
A revolução cubana, liderada por Fidel Castro e Che Guevara foi contra um tirano que transformou Cuba num País de corrupção, jogos e prostituição, cujo governo era apoiado pelos Estados Unidos porque lhe trazia alguma vantagem, para os americanos apoiarem basta lhes trazer vantagens financeiras que esta tudo bem, tanto é que hoje o maior parceiro comercial dos EUA é a China comunista que, na realidade, nem comunista mais é, transformou-se em "socialista" seguindo o fim do regime junto com a extinção da União Soviética e derrubada do Muro de Berlim.
O pensamento de Fidel Castro era derrubar o governo de Fulgêncio Batista para libertar seu povo, jamais imaginava ter que se submeter à ideologia da União Soviética.
Mas os EUA não reconheceram o governo de Fidel e decretaram os embargos que começaram a matar os cubanos de fome e por falta de medicamentos.
Na época países pobres como Cuba não escapavam de ser subjugados por EUA ou União Soviética, era um ou outro e Fidel pediu socorro aos comunistas!
Portanto quem jogou Cuba para o comunismo foram os americanos, a revolução cubana não era comunista.
As críticas mais severas contra Fidel são ocasionadas pelos exilados que fugiram para Miami, pela repressão interna que fuzilou inimigos do regime consideradas exageradas.
Mas assim como tem cubanos que odeiam Fidel a grande maioria o adora, e Cuba é um exemplo em educação e saúde públicas, tem mais de 60 mil médicos espalhados pelo mundo exercendo a profissão com grande capacidade e já criaram medicamentos que são utilizados por diversos países.
Na realidade a democracia já deveria ter voltado a Cuba, e aos poucos esta retornando, veja-se o caso do Brasil em que o General Geisel anunciou a abertura mas para ser concretizada por Figueiredo 6 ou 7 anos depois.
Fidel será lembrado, assim como Mandela, Martin Luther King e outros até o fim do século como guerreiros contra a opressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário