sexta-feira, 28 de novembro de 2014

REPRISE DE FILMES DE FAROESTE AMERICANOS


Nos tempos de adolescência vi muitos filmes de faroeste, onde líderes de cidades de interior americanas, formavam quadrilhas, lá pelos anos 30 ou quarenta e começavam a forçar colonos a deixarem suas terras através de ameaças, ou até fazendo ofertas de compras com preços bem abaixo do mercado.
Como não havia uma comunicação como existe nos dias de hoje, rádios. tvs e jornais só os locais, os xerifes geralmente estavam ligados ao esquema, conseguiam dominar as regiões por muitos anos, os chefes de quadrilha enriqueciam e as vezes nem responderem à justiça respondiam.
Pois não é que agora, com uma rede de comunicações cada vez mais integrada, jornais, revistas,TVs, Polícia Federal, militar e exército, foram formadas quadrilhas no Brasil, em Mato Grosso, com quase as mesmas estratégias das utilizadas nos tempos antigos americanos, e estavam conseguindo sucesso.
A "Operação Terra Prometida" prendeu 30 pessoas entre fazendeiros e funcionários do Incra.
Foram expedidos 52 mandados de prisão, entre os implicados estão Odair e Milton Geller, que deverão se apresentar hoje, irmãos do Ministro da Agricultura Neri Geller.
A quadrilha forçou a saída dos agricultores contemplados com terras pela reforma agrária e falsificavam documentos de compra. 
Como terras destinadas para a reforma agrária são proibidas de serem negociadas, as denúncias surgiram em 2010 e a fraude é estimada em um bilhão de reais.
Os proprietários dos lotes eram aliciados por empresários, fazendeiros e grupos ligados ao agronegócio que valiam-se de coação e de ameaças para invadir as terras ou comprá-las por preços abaixo do mercado. Até dá para se ter uma ideia de mais um motivo do agronegócio ter votado contra a reeleição da Presidente Dilma Roussef.
A quadrilha usava "laranjas" e o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Itanhangá e a Prefeitura elaboravam listas com nomes dos laranjas,que falsificavam documentos em nome de donos de terras.
Mas causa indignação a coragem de quadrilheiros, ricos, que em vez de copiarem por exemplos passado, partem para praticar crimes como estes que, felizmente, têm na Polícia Federal e no Ministério Publico um freio em seus intentos.
Mas, temos falado isto, aproveitamos para perguntar a quem quiser responder honestamente, qual segmento brasileiro onde não tem "maracutaias" nos dias de hoje? Agradeço quem me responda, mas com verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário