quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SOCIALISMO CONDENADO ?

 
Sob o título "Capitalismo condenado ?" o jornalista Carlos Alberto Sardenberg escreve matéria em "O Globo" de hoje, defendendo a opinião da direita de que só o neoliberalismo é o caminho correto para a economia mundial, para levar a população à felicidade.
A crise que assolou o mundo em 1929 foi obra do capitalismo, como sempre quem causa grandiosos prejuízos são os afortunados que aplicam suas fortunas em fundos, ações, ouro, etc.etc., pobre não causa crise.
No final dos anos 60 alguns espertalhões criaram no Brasil uma "bolha" nas bolsas de valores, trabalharam durante meses fazendo ações subirem acima da realidade e os menos avisados resolveram vender imóveis, carros e tudo o que pudessem para comprar ações supervalorizadas artificialmente. Quando criaram a expectativa de alta nas ações, com pessoas desacostumadas com o mercado de capitais, venderam tudo a altos preços e tiraram o "time de campo", causando a falência de milhões de pessoas.
Países de terceiro mundo, emergentes, não causam grandes crises, são pobres e qualquer auxílio resolve seus problemas.
Agora, quando um país como os Estados Unidos da América, segue as orientações de um irresponsável como o Presidente Bush, a queda leva muitos para o buraco, só saindo de lá com muito esforço.
Em 2008 a ganância dos bancos americanos, ao deixar de utilizar os dispositivos mais elementares para financiar a compra de imóveis, facilitando para usufruir de maiores lucros, criou a "bôlha" que atingiu o mundo todo, com os altos executivos lutando para continuar recebendo royalties milionários apesar de sua incompetência, felizmente que o Brasil estava preparado, foi um dos que menos sofreu, foi um dos últimos, talvez o último a sofrer as consequências e o primeiro a sair da crise.
Agora, ainda sob os efeitos da era Bush, do Partido Republicano radical de direita, que defende como todos os neoliberais a queda de impostos sem dizer quais os setores que devem deixar de ser atendidos, se a educação, a saúde, a segurança publica, enfim as questões sociais, os EUA criam nova crise ameaçando com o calote, ameaça protelada pelo Presidente Obama, que conseguiu convencer o Congresso ultra-direitista Americano a, com paliativos, adiar o problema, não se sabe até quando.
Comprovando o que pensamos, quando a Grécia e a Irlanda entraram em crise não presenciamos grande preocupação mundial com a situação que só teve alcance mundial ao surgirem Itália, Espanha, França e EUA, cujas ameaças de calote causou um traumatismo preocupante.
Sardenberg fala da queda do socialismo com a derrubada  do muro de Berlim, se fazendo de desentendido, o que caiu com o muro de Berlim foi o comunismo.
Nos "anos de chumbo" as críticas que ouviamos era contra o "capitalismo selvagem", este é que foi condenado, com alguns remanescentes ainda.
Não nos convencemos de que o capitalismo faliu mas muito menos o socialismo, quem faz o capitalismo ou o socialismo dar certo são os governos, temos exemplos de países que são administrados por neoliberais ou socialistas que se deram bem ou mal, mas as eleições são para corrigir, quem erra cai. O socialismo foi mais para o centro, o capitalismo deve seguir o mesmo caminho. 
Para terminar, assim como disseram da economia, eu diria, para o bem do povo, "é o equilibrio idiota".

Nenhum comentário:

Postar um comentário