sexta-feira, 24 de agosto de 2012

JULGAMENTO DO MENSALÃO



A GRANDE MÍDIA QUER QUE O JULGAMENTO SEJA DE ACORDO COM O QUE DESEJAM : VERGONHOSO.

Em o Globo de hoje o PIG mostra suas garras através de Ricardo Noblat que diz "...ou não chegará ao fim bem", significando este "bem" a condenação simplesmente dos acusados, e do sempre Merval (direita raivosa) Pereira que declara entre outras idiotices facciosas sob o título de sua coluna "Sem nexo", criticando Lewandowski por separar os acusados (fatos).
Já tínhamos conhecimento pelas manchetes diárias que para a grande mídia, para o PIG, só a condenação seria entendida como justa, mas nós, que não pactuamos com estas opiniões facciosas, o que desejamos é um julgamento justo, de acordo com os autos do processo.

Tenho assistido ao julgamento do mensalão, e já deu para perceber com facilidade o erro do relator Joaquim Barbosa em escolher fazer suas análises por tópicos, julgando diversos acusados de uma vez.
Nós já acompanhamos alguns "júris", muito mais dinâmicos, pois é bem mais fácil acompanhar as acusações dos promotores e a defesa, com direito a réplica e tréplica, individualmente
Ao fazer a explanação em que pediu a condenação de Marcos Valério, seus ex-sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach e o deputado João Paulo Cunha, naturalmente no intuito de pedir a condenação, comentou os fatos que o levariam a chegar ao que desejava, omitindo o que favorecia aos réus.
O Ministro Lewandowski optou for individualizar a defesa, e rebateu ponto a acusação do relator, como era de se esperar, com mais eficiência.
Se após ouvirmos o Ministro Joaquim Barbosa, entendíamos que a culpabilidade dos réus era certa, após a explanação individualizada do Ministro Lewandowski tivemos a certeza de todos eram inocentes, porque o revisor rebateu ponto por ponto tudo o que o relator disse.
O Ministro Joaquim Barbosa falou por horas e horas, englobando todos os acusados e, por isto, confundindo nossa percepção, ao contrário de Lewandowski que, com muita competência, derrubou as teses do relator.
O Ministro relator já anunciou que segunda-feira vai replicar, e Lewandowski disse que, se Joaquim Barbosa falar novamente ele terá automaticamente direito à tréplica, o que entendemos ser o mais justo, apesar do presidente da Corte, Ministro Carlos Ayres Brito não achar conveniente para não estender as discussões.
Ainda é tempo de alterarem o sistema de julgamento, individualizando, deixando de analisar em grupos de delito.
Não à impunidade mas sim a um julgamento justo, sem pressões.
Um abraço
Nelson 

Nenhum comentário:

Postar um comentário