sexta-feira, 3 de junho de 2011

EXTREMA ESQUERDA E EXTREMA DIREITA

Na sua coluna de hoje em "O Globo", dentro das características de pensamento que regem as análises de 90% de seus jornalistas, economistas e colunistas, Merval Pereira se remete ao perfil que caracterizam as ideologias políticas em nosso País, falando que extrema direita, direita, centro, centro, esquerda e extrema esquerda deveriam ser colocadas dentro de um mesmo "saco".
Este pensamento é o que defendem os partidos de ideologias de extrema direita, direita e centro direita, que não gostam de ser chamados de políticos de direita, porque o Brasil foi governado a vida inteira por políticos de direita, e os de esquerda que assumiram, como Fernando Henrique Cardoso que nem em Deus acreditava, se entregaram ao poder dos neo-liberais, apenas procurando atacar os problemas sociais timidamente, mais para se mostrar aos eleitores que são sensíveis a isto.
A direita brasileira por estes motivos esta estigmatizada abomina ser chamada assim.
Mas Merval, que sempre defende os interesses da direita radical, uma vez até sugeri que assinasse ficha no PFL, recebendo até a sugestão de que não lesse mais sua coluna, escreve esta matéria hoje, colocando todos no mesmo "saco", no interesse de convencer aos seus leitores de que hoje os partidos são todos iguais.
É claro que em quase todos os partidos tem pessoas de todas as ideologias principalmente por interesses característicos regionais, na busca por espaços para se eleger, mas para quem acompanha no dia a dia os passos dos políticos é possível separar "o joio do trigo", percebendo quando o político esta fora de sua turma.
O único governo de esquerda no Brasil foi o do Presidente João Goulart, nem Getúlio foi tanto, e quem acompanhou a queda de Jânio Quadros e a posse de João Goulart, só acontecida pela interferência de Leonel Brizola com a deflagração da "Legalidade".
E o Presidente João Goulart caiu pelo "golpe das elites", na realidade quem chamou os militares para os apoiar foi a elite brasileira, quando o governo de Goulart expôs as "Reformas de Base", cujo conteúdo continha o que hoje é motivo de grandes discussões, o desmatamento, a conservação das margens de rios, a mesma que esta por aí hoje pensando só em lucros.
Depois de João Goulart temos em Lula o presidente mais próximo da ideologia de esquerda, preocupado com as classes menos favorecidas, com o "Bolsa Família", tirando mais de 20 milhões da linha de miséria, com vale gás, etc.etc..
E Lula para se transformar realmente em presidente de esquerda, só faltou resolver o problema da educação, da saúde e diminuir os lucros exorbitantes dos bancos, o que esperamos que a Presidente Dilma o faça, apesar das dificuldades que vai enfrentar.
Aproveitamos esta oportunidade para parabenizar Merval Pereira por transformar-se em "imortal" da Academia Brasileira de Letras, felicidades.
Lemos todos os dias a coluna de Merval Pereira, sentimos falta quando tira alguns dias de folga, creio que é até pelo contraditório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário