sexta-feira, 10 de junho de 2011

CASO CESARE BATTISTI

A questão que envolve a extradição ou não de Cesare Battisti foi explorada à exaustão pela mídia e a oposição ao Governo.


Aliás, a mídia que defende sempre os mesmos e por consequência ataca sempre os mesmos colocou a situação do italiano como uma questão de que se estaria ofendendo os direitos italianos de ter o suposto assassino de volta, e falamos suposto porque a primeira acusação que se ouviu de autoridades italianas foi a de que Cesare Battisti pertenceria a um grupo que teria cometido inúmeros crimes na Itália, este o fato, a versão é de que ele teria cometido os crimes, os assassinatos.

A oposição e a mídia ataca o problema reforçando a idéia de que os direitos italianos com referência à extradição deveriam ser respeitados. Mas e os direitos e a soberania brasileira não têm que ser respeitados também? Há pouco vimos na TV a resposta do conceituado jurista Dalmo Dallari à uma pergunta da repórter, que disse que seria uma questão da Constituição Brasileira que confere ao Presidente da República a responsabilidade de aceitar ou não o pedido de extradição de quem quer que seja.

A grande mídia, Globo, Estadão, Folha de São Paulo, Veja, etc.etc. fazem que não sabem destes detalhes e tentam se arvorar de "opinião pública", falando que a população brasileira quer isto ou aquilo.
É claro que nem todos sabem que o Presidente tem a prerrogativa constitucional de agir neste caso, nem eu sabia oficialmente que seria assim, mas ao ouvir o Doutor Dallari, me esclareci sobre o assunto, sem deixar-me levar por jornais e revistas que tentam fazer uma lavagem cerebral em quem não reza por suas cartilhas.

O espaço que a grande mídia dá à situação, com reportagens ouvindo autoridades italianas e aqui no Brasil mesmo, direcionando as perguntas a quem é contra as atitudes tomadas pelo governo brasileiro é que levam brasileiros que não conhecem com profundidade o assunto a ficarem indignados com o caso, manipulados por uma imprensa facciosa.

Se a grande mídia fosse sempre contestadora, sempre acusando responsavelmente, provavelmente já teríamos resolvido os problemas da educação, saúde, segurança e do abismo que separa os que tem mais daqueles que nunca tiveram nada, por uma concentração de renda criminosa, mas sempre, mesmo quando tivemos os governos neoliberais.

Causa indignação o encaminhamento de questões como esta pela oposição e pela grande mídia que tenta enganar a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário