segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O FIM DA INOCÊNCIA

 
O Professor Evgeny Morozov critica, de Londres, a visão idealizada da internet entre ativistas políticos.
Entre outros pensamentos, o comentário de hoje em "O Globo", sobre o assunto, fala que "se a primeira metade da década passada foi marcada pela expectativa de que a internet revolucionaria a vida cotidiana, os últimos anos testemunharam o crescimento de uma corrente cibernética, cujo principal argumento é o de que a rede, por si só, não fará milagres em termos de mobilização de usuários".
Em 2010 foram enviados 294 milhões de e-mails por dia, a maioria spam.
No livro recentemente lançado pelo professor Evgeny "The Net Delusion", ele deixa claro que a popularização da rede, afinal, estaria longe de significar que os interneteiros são seres politicamente conscientes, socialmente participativos, culturalmente exemplares, tirando raros momentos de exceção, não é isto o que acontece, constatação esta que vem de encontro ao que aconteceu no ano passado, quando recebemos e-mails do mais baixo conteúdo, com ofensas desnecessárias e equivocadas para quem deseja convencer alguém.
Na campanha política de 2010 procuramos comunicar de uma maneira consciente, sem ofensas, com argumentos que procuravam esclarecer, principalmente porque a mídia estava controlada, como sempre, e nossa única possibilidade era pela internet.
A internet não consegue convencer ninguém com mentiras e acusações falsas, a comprovação deste pensamento esta no que aconteceu no ano passado, quando recebíamos os e-mails e respondíamos sem réplicas e nada mudou com a enxurrada que foi encaminhada.
Mas o motivo desta matéria que estou enviando é que deveremos estar atentos, participativos, não deixar sem resposta acusações falsas e repassar os e-mails que refletem aquilo que pensamos. Se não temos mídia utilizemos a internet como "campo de batalha".
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário