quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ELEIÇOES AMERICANAS E BRASILEIRAS



Barack Obama foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América com uma proposta de lutar por um País melhor para os cidadãos americanos.
Romney, ao contrário, como candidato de direita, prometeu cortar 25% de impostos nas empresas, sem citar o que faria para as classes C, D e E.
Obama prometeu aumentar os gastos sociais, evitar ao máximo os gastos militares e retirar as tropas do Iraque.
Para o Brasil causa tranquilidade a eleição de um Presidente democrata, ao contrário de Bush, republicano, que grandes sobressaltos causou ao mundo com sua obsessão por invadir o Iraque com as acusações falsas de que Sadam teria armas químicas, supostamente só interessado no petróleo iraquiano.
George Bush transformou o Iraque em um País que vive em sobressalto, numa guerra civil sem precedentes, sem previsão de tempo para acabar, e foi um dos motivos da derrota de Romney.
As eleições nos Estados Unidos e no Brasil nos transmitem um recado claro, o eleitor esta muito preocupado com as classes menos favorecidas da população, apoiando as propostas que se preocupam com as questões sociais, evidenciadas nas campanhas de Lula/Dilma e Obama.
Parece que esta leitura não esta sendo entendida pelas oposições brasileiras, que focam em assuntos como o "mensalão", algo que o eleitor não levou em conta nestas eleições municipais porque sabe que a corrupção não tem dono, todos os grandes partidos têm contas a ajustar com a justiça.
Prova deste entendimento é o crescimento maior dos partidos da base aliada, PT e PSB, com a queda do PSDB e DEM, este vertiginosamente, e a vitória do "poste" Haddad para a prefeitura de São Paulo coloca Lula no centro de uma liderança que se firma mesmo com as  críticas da "grande mídia", do PIG.
Apesar dos líderes dos partidos de direita afirmarem que direita e esquerda não existe mais, pelo contrário, o recado do resultado destas eleições, tanto nos Estados Unidos como no Brasil, foi claro.
Não se vê nenhum membro de partidos de esquerda afirmarem isto, só partidários da direita dizem que acabou, porque sabem que o eleitorado entende o que significa "esquerda" e "direita", com o que cada um se preocupa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário