domingo, 22 de maio de 2011

INDIGNAÇÃO - DO BLOG DE PEDRO PORFÍRIO

DE NOSSO AMIGO PEDRO PORFÍRIO

Porque nossos sonhos não acabarão jamais, lutaremos onde tiver de ser
Precisamos saber se é hora de voltar ao combate direto, indo além do ato de escrever

 “Nenhum homem pode fugir de seu destino”.
Sófocles, dramaturgo grego (497 AC a 406 AC)

 
Esse mundo que se posta ante nossos olhos não é o mundo dos nossos sonhos. É uma afronta abominável aos ideais de uma humanidade serena e profícua, justa e generosa. É a esteira dos domínios cruéis, da opressão viciada por sofismas e eufemismos disseminados por inescrupulosas máquinas de manipulação, mistificação e escravização.

Esse mundo todo, nos diferentes quadrantes, respira por aparelhos de uma engrenagem assentada na barbárie e nas leis impudicas dos mais fortes, mais espertos, mais traiçoeiros, mais covardes.
Esse mundo vil não tem dó, nem piedade. Ao contrário, lastreia-se no inconsciente sádico e perverso que alimenta o massacre dos miseráveis inertes e nutre apetites vorazes de elites cada vez mais gananciosas e mais insaciáveis.
É o mundo cão sem tirar nem por. Um mundo que se serve sem o menor recato do obscurantismo, do charlatanismo, da malícia midiática, do fatalismo e da acomodação forjada, numa ciranda sufocante e implacável.
Esse mundo absurdo não é a última palavra, porém. Não é e nem pode ser o sepulcro dos ideais solidários que sobrevivem no torvelinho da angústia crítica. Esse mundo de podres poderes soçobra nos caminhos ínvios da injustiça e da exploração entre irmãos.
Mesmo sob o manto felino da arrogância, dos fatos consumados, esse mundo, digo-lhes, não tem armadura para resistir aos nossos sonhos por todo o sempre. Um olhar arisco o verá inclinando-se para o fundo do poço, como tigre de papel, eis que nossos sonhos vêm doutras eras e doutras raízes, atravessando procelas e recusando-se a vergar-se.
A esse mundo injusto, opomos o mundo dos nossos sonhos - muito mais do que uma quimera abstrata. Porque nossos sonhos são frutos de uma realidade plausível.
Isto quer dizer: nossos sonhos não emanam de nuvens passageiras. Brotam aos cântaros na valentia dos indignados, na teimosia dos indomáveis. Por isso, nossos sonhos não acabaram, não pereceram na fornalha de uma ditadura invisível, que domina pela sonegação do conhecimento, pelo direcionamento das amarguras e pelo incremento da boçalidade astuta.
Desde outubro de 2008, contentei-me com o verbo virtual. Fiz da grande rede a tribuna exclusiva das minhas reflexões. Circunscrevi a luta ao ato de explodir pelo teclado uma indignação que é de milhões de brasileiros, mas que só chega a alguns milhares nos limites de uma banda larga que ainda não alcança nem motiva as multidões desinformadas.
Procurei equipar-me mais e melhor através da mala direta, do blog, do you tube, das redes sociais. Fiz muito, mas fiz pouco, considerando o que produziria se me expusesse mais uma vez no cerne dos acontecimentos, ali, onde se decide, onde as palavras se encorpam e viabilizam ações no fremir dos embates frontais, no cenário das grandes batalhas.
Foi ali, no teatro dos entreveros políticos, nos conflitos diante das urnas, que assimilei meu compromisso sagrado com a c ausa da justiça e da liberdade, no sonho magnânimo do mundo melhor, obrigação irrenunciável dos que devassaram a história e viram nas entrelinhas do passado sofrido o livro aberto de um mundo de todos e para todos, sem postergações marotas, sem hipocrisias farsescas, nem desculpas reles.
Estou consciente, portanto, que há uma enorme diferença entre escrever e intervir, criticar e agir. No meu caso, isto é tanto mais evidente quando não dispomos mais nas bancas de nossa TRIBUNA DA IMPRENSA, trincheira que parou porque até hoje espera uma decisão judicial sobre as enormes perdas sofridas durante o período obscuro de perseguições sofridas na ditadura.
Neste instante,  reflito sobre a possibilidade de voltar à liça, ao  corpo a corpo dos embates das ruas, da disputa das urnas. É o que me parece um dever diante de tantas farsas, tantas omissões, tantas burlas. Espero sua opinião sobre essa reflexão.
Voltarei  a falar a respeito muito em breve.
 


Quando vereador, fui até o STF para garantir a minha lei que livrava os taxistas do regime escravo das diárias. Na vitória de 10 a 1 contra o recurso do então prefeito  Cesar Maia, o voto do ministro Marco Aurélio foi fundamental

Nenhum comentário:

Postar um comentário