sexta-feira, 1 de abril de 2011

QUEDA DE ROGER AGNELLI


A mineradora VALE é de economia mista, com  acionistas distribuidos pelos fundos de pensão, ligados ao governo, e ações em mãos particulares, como qualquer emprêsa que tem ações na Bolsa de Valores e, em consequência, obedecendo aos votos da maioria.
A mídia noticía que as ações da VALE baixaram diante da perspectiva da troca de comando, mas é inevitável que isto aconteça, quando não esta merecendo a confiança dos acionistas que decidem.
Diante da crise de 2008 que atingiu o mundo globalizado, o governo Lula pediu aos empresários que não demitissem, baixou impostos, isentou os produtos da "linha branca", determinou que a Caixa Econômica Federal e o Banco Brasil continuassem normalmente com a política de empréstimos e que os consumidores não deixassem de comprar.
Estas determinações colocaram o Brasil na dianteira para acabar com a crise, foi o último a entrar e o primeiro a sair.
Acontece que o senhor Roger Agnelli não acreditou que o Presidente Lula alcançasse sucesso com estas medidas e demitiu 1000 (um mil) funcionários, motivo pelo qual foi chamado pelo Governo, na condição de um dos principais acionistas, e o presidente da Vale teve o seu destino selado naquele momento.
É correto que a imprensa noticie o fato da baixa momentânea das ações da Vale, mas toda a emprêsa que se preze deve ter em seus quadros funcionários sendo treinados para atingir postos mais elevados e já há notícias de que um funcionário de alto padrão de comando estará, provavelmente, assumindo a Presidência.
Isto aconteceu no Banco Central, onde Meirelles realizou um ótimo trabalho, mas Tombini, que o substituiu, já estava preparado dentro do próprio banco para substituí-lo.
Qualquer presidente de emprêsa que deixar de preencher os requisitos de confiança necessários para os acionistas será automaticamente afastado.
E Roger Agnelli, além de não ter atendido o pedido do Presidente Lula para auxiliar no combate à crise, ainda recebeu acusação de não ter apoiado a candidata Dilma Roussef, um direito que realmente teria, apoiou Serra na expectativa de que este ganhasse as eleições.
Portanto, existem motivos que somados determinaram a queda de Agnelli.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário