segunda-feira, 7 de julho de 2014

COMBATE À DESINFORMAÇÃO



Comecei a ler o jornal agora pela manhã e não passei da primeira página, resolvi escrever esta matéria, no combate à desinformação.
Depois do Brasil conquistar  o direito de realizar a Copa do Mundo de 2014, a FIFA sugeriu que fossem realizados os jogos em 8 cidades sedes.
Os estados brasileiros através de seus governadores e líderes maiores, solicitaram que fossem 18 as cidades sedes, um exagero, e a CBF concordou em realizar a Copa em 12 cidades.
Isto acertado, a CBF, os estados, municípios e empresas concessionárias dos estádios solicitaram ao Governo Federal que financiasse as obras e foi determinado ao BNDES que atendesse aos estados, municípios e empresas interessadas, resguardadas a capacidade de pagamento de cada um, o que foi feito.
A responsabilidade determinada ficou, em primeiro lugar para o Governo Federal que deveria financiar as obras dos estádios e de infra-estrutura, acessibilidade, aeroportos, ficando, como é normal, para os estados, municípios e empresas a contratação para que tudo fosse realizado.
Na realidade, não fosse a queda deste viaduto em Belo Horizonte, tudo foi realizado com perfeição, porque os atrasos em algumas obras, como até em aeroportos não foram sentidas pelos turistas estrangeiros e brasileiros, todos elogiaram o funcionamento, neste sentido o Brasil GANHOU A COPA DO MUNDO DE 2014.
Eu sempre falei em minhas colocações, e acho que este é o entendimento da maioria da população, que não se deveria misturar política com futebol, as eleições exigem uma responsabilidade maior, esporte é lazer.
Mas no Brasil tudo é feito na base do "afogadilho", parece que não vai dar certo, eu estava aqui no Rio quando Brizola e Darcy Ribeiro entenderam de construir o Sambódromo junto com o grande Oscar Niemayer e parecia que não ia ficar pronto, ficou e foi um sucesso depois copiado pelos grandes estados brasileiros.
Mas, como as obras para a Copa atrasaram, a grande mídia e a oposição começaram a criticar prevendo o pior, e daí tentaram utilizar politicamente o provável insucesso, mas "quebraram a cara", até Aécio Neves declarou na imprensa que o governo desejava usar a Copa quando eles é que tentaram culpar a Presidente Dilma e deram um "tiro no pé" .
O Brasil cumpriu o "dever de casa", em primeiro lugar porque o BNDES financiou o que foi solicitado e as obras que não ficaram prontas ficarão, porque não foram só para a Copa, mas serão utilizadas pelos brasileiros e em segundo lugar, porque nossa população deu uma demonstração impressionante de simpatia com os estrangeiros e seleções participantes, que demonstram um deslumbramento ímpar com nosso País, elogiando e mostrando que nos visitarão oportunamente.
Independente de ganhar ou não a Copa, torcemos para a vitória, mas os outros países que se classificaram também têm ótimas equipes, mas já chegamos entre os quatro do mundo, de acordo com nossas tradições de um dos melhores do mundo.
Sobre corrupção de agora e de antes escreverei uma matéria oportunamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário