domingo, 20 de outubro de 2013

CORRUPÇÃO



Hoje em "O Globo" o Diretor de Combate ao Crime Organizado da Policia Federal, delegado Oslain Santana, nos diz que todos os partidos estão envolvidos.
Em todas as matérias que postamos em nosso blog e em todos os e-mails que encaminhamos ou repassamos sempre tentamos nos fazer entender desta maneira, não é possível dimensionar com toda a certeza este é mais ou é menos corrupto que o outro.
Mas a entrevista do delegado Santana é por demais interessante porque aborda com muita propriedade alguns assuntos que a grande mídia não fala, pelos interesses costumeiros de favorecer aqueles que sempre defende, prestando um desserviço ao País.
Diz o delegado "cinquenta por cento das operações da Polícia Federal contra a corrupção têm como pano de fundo financiamento de campanha. Quando você investiga um caso de corrupção, desvio de dinheiro publico, vai ver lá frente que tinha um viés para financiar campanha politica...Normalmente numa investigação é um prefeito desviando dinheiro, parte vai para seus interesses pessoais e parte do montante vai para financiar a campanha. Esta é a realidade, um prefeito,um deputado, um governador e por aí vai."
Ao ser perguntado sobre o que seria possível para diminuir este tipo de problema disse, em outras palavras que é necessária uma reforma política, o financiamento de campanhas deve ser totalmente publico, ou privado só de pessoa física, colocando limites em quanto cada candidato deve gastar.
Há pouco postamos uma matéria neste sentido, a corrupção começa na campanha eleitoral, as empresas aportam milhões de reais para eleger, prefeitos, vereadores, governadores, deputados estaduais e federais, senadores e presidentes da republica e depois de eleitos vão cobrar em forma de licitações ou favorecimentos de negócios.
Prova esta que nenhum eleito vai recuperar os gastos de campanha com seus salários, mesmo que extremamente elevados.
Fala o delegado Santana que o pessoal do TSE que trabalha nas mudanças a serem realizadas coloca opiniões como estas, só que as lideranças partidárias chegam a consenso na TV, para inglês ver, como se diz na gíria, mas a coisa não anda no Congresso, não interessa esta reforma.
Diz o delegado que viu um debate de um líder do PT com um líder do PSDB em 2009 ou 2010, tanto um como outro, bastante sérios, eram favoráveis ao financiamento publico de campanhas. O jornalista que mediava o encontro então perguntou : "O seu partido ficou 8 anos no poder e não conseguiu mudar. O seu esta há sete e também não conseguiu. Porque? Um olhou para o outro e abriu os braços. Tinham consciência de que era preciso mudar, o modelo induz à corrupção mas....
Por tudo isto, mesmo que a corrupção de direita seja comprovadamente maior do que acontece atualmente com o governo, não entendemos ser por aí o julgamento que se deva fazer para eleger este ou aquele, importante é analisar, comparar as administrações de um ou de outro e daí votar.
Retiramos estes dados da entrevista do delegado Oslain Santana ao Globo de hoje, ao jornalista Jailton Carvalho, jailton@bsb.oglobo.com.br.
A rede Globo na realidade tem a melhor programação de TV aberta do Brasil, um jornal que assinamos porque nos traz informações nacionais e internacionais interessantes, se não fosse a parcialidade com que analisa as questões políticas, defendendo sempre as elites, desde a ditadura, passando pelos partidos de direita, seria perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário