segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

MDB E PMDB

Caras Amigas e Amigos!

O MDB foi criado junto com a ARENA pela ditadura de 1964, para mostrar ao mundo que vivíamos uma democracia, falsa porque as eleições eram indiretas e quando o governo tinha possibilidades de perder cassavam deputados até garantirem a vitória.
O MDB era um partido de esquerda porque estavam ali o antigo PTB de Getúlio,Jango e Brizola junto com os sindicatos e os partidos comunistas.
Quando foi permitido que os partidos fossem criados livremente surgiram o PMDB, que unia partidários de ideologias de centro direita, o PDS e o PFL oriundos da ditadura, da extrema direita, o PTB que o general Golbery entregou à Ivete Vargas, naturalmente de direita também, o PDT de Brizola, hoje descaracterizado, o PT, os partidos comunistas e outros partidos menores.
O PSDB foi criado pelo descontentamento dos políticos do PMDB que não concordavam com o domínio de Orestes Quércia, presidente do partido, o PFL transformou-se no DEM na tentativa de mostrar outra "faceta", o PSD de Kassab também nasceu do DEM no interesse de fugir da origem da ditadura.
Com a coligação do PSDB com o DEM, este da extrema direita, o partido perdeu o caráter de esquerda, até pelo que Fernando Henrique Cardoso fez em seu governo,sem preocupar-se com a população das classes C e D, quando enfrentou problemas econômicos logo criou o "Fator Previdenciário" e desindexou os benefícios dos aposentados do salário mínimo, o que causa as dificuldades que veem castigando cada vez mais aos aposentados, que tiveram seus "direitos adquiridos" desrespeitados.
Pela falta de uma ideologia definida o PMDB perdeu fragorosamente a primeira eleição para Presidente da República com seu líder Ulisses Guimarães e transformou-se no "coadjuvante perpétuo", esteve em todos os governos pós abertura democrática, de direita à esquerda.

Um abraço
Nelson      

Nenhum comentário:

Postar um comentário