quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

FRENTE PARLAMENTAR DE SOLIDARIEDADE COM CUBA

Caras Amigas e Amigos!

Sob a liderança do Vereador Leonel Brizola Neto foi criada ontem a FRENTE PARLAMENTAR DE SOLIDARIEDADE COM CUBA, com a presença da Consulesa Nélida Hernández Carmona, do Conselheiro do Consulado Geral de Cuba Hefraim Miranda León, do Deputado Eliomar Coelho do PSOL - RJ, de Carmem Diniz, do Comitê Carioca de Solidariedade à Cuba e do ex-Deputado Raimundo de Oliveira da Associação Cultural José Marti.
O evento teve inicio com a leitura pelo Vereador Leonel da ata de fundação da Frente.
Nos discursos participativos dos componentes da mesa acima e de pessoas presentes, foi levantada a questão do fim dos embargos americanos, que na realidade ficou na iniciativa do Presidente Obama, dos Estados Unidos e de Raúl Castro de Cuba, que permitiu a abertura de embaixadas nos dois países. Para que o processo de queda dos embargos prossiga é necessária a participação do parlamento americano, hoje dominado pela direita do partido republicano que sempre relutou contra a aproximação dos dois países, motivo da criação Frente Parlamentar brasileira, que conta com a adesão de senadores, deputados federais e estaduais e vereadores de todo o País para sensibilizar os Estados Unidos a acabarem definitivamente com todos os embargos.
Foi comentado o fato do crescimento da direita no cenário mundial, mas acreditamos que seja algo ocasionado por administrações equivocadas em um ou outro País, por exemplo na França o Presidente Sarkosy, de direita, entregou o governo com graves problemas, assumiu um governo de esquerda que não esta conseguindo corrigir os erros cometidos. Mas crescimentos ocasionais como estes acontecem porque qualquer governo é cobrado pelo que não fez, mesmo fazendo administrações até positivas, mas quem esta no poder sempre sofre desgastes.
A Consulesa Nélida Hernándes e o Conselheiro Geral Hefraim León falaram sobre o sofrimento da população com os embargos, mas ressaltaram os avanços que Cuba alcançou com a queda de Fulgêncio Batista. A população avançou em todos os sentidos, educação, saúde, esportes, tudo reconhecido pelo mundo inteiro, com mais de 30.000 médicos espalhados pelo mundo, inclusive nos Estados Unidos.
O Vereador Brizola Neto, com esta iniciativa vem confirmar a grande amizade de Leonel Brizola e Fidel Castro que por muitos anos conviveram com as agressões da direita e ressaltamos aquilo que Brizola defendia que tinha como prioridade a educação, o trabalhismo e o nacionalismo, dizia Brizola que nossas crises nós tínhamos que resolver internamente, sem buscar soluções no FMI ou em outros países, só assim cresceríamos independentes.
E Cuba justamente, na luta que os embargos os impôs, sem apoio de fora, conquistou uma grande vitória que fez seu povo crescer, na obrigação de enfrentar obstáculos e ultrapassá-los.

Um abraço 
Nelson
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário