segunda-feira, 30 de julho de 2012

ORDEM DO DIA : MENSALÃO


DESMASCARANDO A GRANDE MÍDIA


O autor da denúncia do apelidado "mensalão" , ex-procurador Antonio Fernando Barros e Silva de Souza, em matéria assinada em "O Globo" por Carolina Brígido e Francisco Leali, declara, entre outras coisas:
"A expressão "mensalão" não retrata. É o símbolo que a imprensa ( e aí entra o PIG com toda a fôrça) usou mas não retrata, do ponto de vista jurídico, o que esta no processo. A palavra "mensalão" dá a impressão de uma fila de pessoas que, ao fim do mês vai receber alguma coisa. Nada a ver com isto. Ali tem peculato, corrupção ativa, passiva, formação de quadrilha e  os crimes fiscal e financeiro. Então, não tem nada a ver com receber dinheiro no final do mês. 
Não existe o crime "mensalão", existe corrupção ativa, passiva, peculato...Com relação a esses (crimes) os elementos são fortes o suficiente para uma denúncia, que foi feita, e depois as provas reforçam isso. A palavra "mensalão" gera isso. Um dos réus alegou que  não iria receber dinheiro para votar a favor de seu próprio partido. E, em determinados partidos, não há nada indicando que tenham recebido (dinheiro) em razão disso (apoio no Congresso)."
Perguntado se "a propina não estava necessariamente atrelada as votações no Congresso, respondeu "não, ficou essa ideia na imprensa e na CPI. Em função disso se identificou a realização de crimes que têm uma relação entre todos eles. A denúncia foi mais abrangente especialmente para fazer este tecido que formava um contexto único."        
Estamos acompanhando nos dias que antecedem ao julgamento do chamado "mensalão", uma grande pressão da grande mídia para que os acusados sejam condenados.
Não falam que é importante o julgamento para que as denúncias sejam esclarecidas mas, simplesmente, que todos sejam condenados.
Em "O Globo" de hoje, Renato Onofre, escreve uma matéria intitulada "Antes do veredito, cariocas pedem o fim da impunidade", esta a manchete. Quantos cariocas participam de passeata no Leblon? Diz a matéria mais de 60 pessoas e aparecem em uma foto quatro participantes, vejam, só quatro, segurando uma faixa que dizia "chega de roubalheira". 
Mas de onde vem este interesse?
Vem do interesse que a grande mídia teve em apoiar a "ditadura das elites", da tentativa da Rede Globo, junto com a Proconsult, em roubar a eleição de Leonel Brizola contra Moreira Franco, do apoio à eleição de Fernando Collor de Melo do mesmo jeito que o derrubaram, do apoio para a eleição e reeleição de Fernando Henrique Cardoso.
Depois disto o PIG vem amargando o insucesso nas tentativas de fazer valer o seu pensamento conservador e retrógrado, derrotado que foi com José Serra, com Alkmin, na campanha do desarmamento com as denúncias do interesse financeiro da Globo, na derrota de José Serra novamente, agora na eleição da Presidente Dilma Roussef, com os eleitores demonstrando que se movem pelos próprios pés, fazendo com que a pirâmide se mova sem obedecer aos apelos da cúpula, que sempre defende os interesses dos poderosos, do capitalismo neoliberal.      
Os insucessos da grande mídia, de jornalistas como Merval Pereira, Boehme, Constantino de se tornarem porta-vozes da opinião pública veem destas tentativas de enganar a população de  mostrar as versões em vez dos fatos.
Não há problema em que os réus sejam condenados por qualquer acusação que seja, mas jamais por "mensalão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário