quarta-feira, 18 de novembro de 2015

CATÁSTROFES ANUNCIADAS

Caras Amigas e Amigos!

Esta catástrofe acontecida no Estado de Minas Gerais é uma daquelas "anunciadas", pela irresponsabilidade de empresários que visam somente o lucro, pensando no seu enriquecimento, mesmo sabendo que ao deixar a administração da empresa, algum dos próximos vai enfrentar problemas criminosos como este, que nem é culpa do último administrador.
Uma mineradora destas sabe que uma barragem que mantem materiais químicos pesados não é um "saco sem fundo", chega num ponto que acontece o excesso de peso e a catástrofe anunciada se confirma.
A pressa no enriquecimento é que causa situações como esta, se fosse como antigamente, a busca de minérios de forma artesanal, braçal, nada disto aconteceria.
A Vale do Rio Doce era até poucos dias, elogiada pelos "privatistas" de direita como exemplo, comparando com a Petrobrás que, segundo eles, deveria ser também privatizada.
Ledo engano, as privatizações brasileiras têm sido eivadas de suspeição de corrupção, um dos melhores negócios do mundo como o setor financeiro foi objeto de entrega para o capital privado, com a alegação de que os governantes usavam os bancos para empregar políticos amigos, naquela antiga ideia de, ao descobrir deslises de alguém, "tirar o sofá da sala".
Uma catástrofe anunciada é a poluição da Baía da Guanabara, em 1992 foi realizado um encontro de autoridades da área ecológica mundial aqui na cidade do Rio de Janeiro, quando foram anunciados projetos para iniciar um processo de despoluição, com o tratamento dos rios que desembocam na baía, o que até hoje não foi concretizado.
A Lagoa da Barra da Tijuca esta cada vez mais poluída, difícil até de navegar em alguns pontos, com lixos que não são retirados, com esgoto sendo jogado impiedosamente sem que autoridades tomem conhecimento, lixo com cheiro insuportável que faz o número de jacarés crescerem assustadoramente, até em piscinas já foram encontrados. A Praia do Pepê esta sendo desaconselhada para os banhos.
A nível de Brasil o que acontece é alarmante, quando o ex-presidente João Goulart dentro das reformas de base, definia que 30 metros das beiras de rios e riachos deveriam ser proibidos os desmatamentos os ruralistas foram contra e hoje o Brasil enfrenta uma falta d'agua nunca antes acontecida pelo assoreamento, uma "catástrofe anunciada" que foi desconsiderada pelos governos mas principalmente por grandes latifundiários pela ganância.
Outra questão desconsiderada é o fato do fim da camada de ozônio, causada por gases de diferentes espécies, inclusive pelo aumento da pecuária bovina. É natural que os pecuaristas aumentem seus rebanhos porque é um alimento buscado pela maioria da população, mas, para evitar esta "catástrofe anunciada" é sumamente importante o "CONTROLE DE NATALIDADE". Enquanto aumentar a população a necessidade de alimentos vai fazer com que os rebanhos cresçam também.
São "catástrofes anunciadas" que todos sabemos que vão acontecer, mas ninguém daqueles que estão enriquecendo mudam seus costumes, sugerem a mudança desde que sejam dos "outros".

Um abraço
Nelson 

Nenhum comentário:

Postar um comentário