sábado, 18 de setembro de 2010

OPINIÕES E IMPRENSA LIVRES - ANALFABETO POLÍTICO
 
Em uma democracia como vivemos no Brasil, graças a Deus, as opiniões são e devem ser livres.
Todas as pessoas, as industrias, o comércio, o agronegócio, as escolas privadas, etc.etc. têm o direito de opinar, defender seus candidatos, aqueles que mais estão de acordo com a politica que lhes permita manter os lucros que pretendem.
Tudo depende de política, o valor do IPTU, do IPVA, as estradas, o transporte, a educação e a saúde publica, a segurança e faz parte da obrigação dos cidadãos lutar por seus direitos. Dentro deste contexto, alguém já disse que o pior analfabeto é o "ANALFABETO POLÍTICO", me desculpem os que assim se comportam, que falam "eu não gosto de política". Como não gosta de algo que move o mundo? O desinteresse é que faz com que pessoas desonestas se elejam e participem destas barbaridades que vemos todos os dias, e é bom que se diga, não é só neste governo.
Mas, voltando à IMPRENSA LIVRE, é necessário que definamos o que significa imprensa livre.
Imprensa livre é aquela que publica a verdade, doa a quem doer, em todos os momentos, e nos comentários políticos divulgue tudo o que é de interesse da população, com sobriedade, com a responsabilidade que a matéria exige, esteja no poder quem quer que seja, e mesmo nas questões que envolva a oposição.
Todos os brasileiros, todas as emprêsas, portanto, têm a liberdade de divulgar seu pensamento, seus partidos políticos, seus candidatos, trabalhar nas campanhas eleitorais, mas aí vem algo muito importante, que é preciso frisar, menos a IMPRENSA, que tem a obrigação primeira de ser imparcial,  e é isto que falta no Brasil, onde desponta a Rede Globo, o Estadão de Sâo Paulo, a Fôlha de São Paulo, a RBS no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a revista Veja e outras por este País afora, que sempre operam defendendo os interesses de grupos políticos muito identificados.
No Rio de Janeiro o jornal "O Globo" destina 4 ou 5 páginas para atacar quem não apoiam, a página "Opinião dos Leitores" destina 99% de seu espaço para colocar leitores que criticam o governo, até parece que os 80% que avaliam positivamente Lula não existem, Merval Pereira parece até que tem ficha no DEM, e defende sempre os mesmos, e o jornal abre espaços para colunistas identificados com a "direita raivosa" como Sardenberg, Ilimar, Ancelmo, Noblat, parece que no Brasil os políticos de centro ou de centro esquerda sumiram. FHC que se dizia comunista e que não acreditava em Deus, fez um governo neoliberal junto com o DEM e Lula também não faz um governo de esquerda, pois não ataca pontos cruciais da vida do brasileiro que é a questão da educação publica, cuja atenção adequada fará com que o Brasil dê o grande salto em direção a um futuro de progresso, a saúde, e atacar os lucros abusivos dos bancos. Sem tomar medidas para atacar estas tres questões ninguém pode se denominar de esquerda.
A mídia brasileira, que faz parte da cúpula da pirâmide que se move no sentido daquilo que representa o desejo da população, parece que entende ainda que fazem a base se mover conforme seus interesses, não entendeu que venceu as eleições com Collor, e derrubou-o depois, venceu com FHC mas embalada com a criação do "Real" no governo de Itamar Franco, que nega tenha sido Fernando Henrique o criador da moeda, que pelo mesmo motivo conseguiu a reeleição, mas perdeu a campanha para o "Desarmamento", em que a Rede Globo supostamente tinha grandes interesses, e perdeu também com Serra, com Alkmin e perderá de novo com Serra.
A mídia não tem sido ética, esperamos que entenda que este radicalismo não leva a nada, pode ganhar um ou outra eleição, mas não só por suas ações, e é necessário que procure contratar jornalistas isentos de compromissos com partidos e lhes permita trabalhar livremente, que não seja necessário nos valermos da internet para nos contrapor, já que não temos outra solução. Esta "guerra" é desnecessária, somos civilizados e devemos nos respeitar sem mentiras.
Que a lição dos últimos acontecimentos sirva para uma reflexão positiva para que se eleve a disputa política.
 

2 comentários:

  1. Sua opinião é contraditória quando diz que a Imprensa tem que dizer a verdade doa a quem doer e, mais adiante denomina os canais de informação citados como parciais; ou seja, divulgar fatos que contrariam os Petistas, não pode. Por que vc não se desarma e tenta ver com um olhar imparcial?
    Ou vc acha que esses escândalos é criação da "imprensa golpista" (como vcs costumam batizar)??
    Que explicação vc me daria para o fato deles(os escândalos)não serem desmentidos? Ou, os 20% minguados que restam dos que não aprovam a mula, ops o Lula, é composto inteiramente do judiciário e, por isso mesmo a mentira criada pela mídia golpista vence sempre?

    ResponderExcluir
  2. Cara Norma!
    Desculpe se não me fiz entender como desejava. É claro que a imprensa deve divulgar tudo, principalmente atos que significam corrupção, mas entendo também que o julgamento deve caber ao MPF. Não se deve condenar a não ser que se tenha prova.
    Não passo a mão na cabeça de ninguém.

    ResponderExcluir