segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O QUE ACONTECE COM A ESQUERDA BRASILEIRA?


A centro-esquerda brasileira corre um sério perigo, todos os anos a direita junto com a extrema direita avança e coopta uma parte considerável de políticos que não têm uma sustentação ideológica forte que não aceite as ofertas tentadoras.
O PPS, ex-partido comunista, sob as ordens de Roberto Freire, transferiu-se de Pernambuco de "mala e cuia" para São Paulo, atendendo aos acenos de José Serra (PSDB), Governador e Gilberto Kassab (PSD-ex-DEM) Prefeito, e tiveram diversos correligionários contratados para trabalhar no Governo do Estado e na Prefeitura.
Não satisfeitos Kassab e agora Alkmin, nomearam para a Prefeitura e Governo de São Paulo correligionários do PV, tomaram conta do partido.
Em 2010, depois do 1º turno, a cúpula do PV paulista convocou reunião em São Paulo para decidir o apoio para Dilma Roussef ou José Serra. Como a direção paulista do PV sabia que Marina jamais apoiaria Serra, votou por não apoiar nenhum dos dois.
Só que, na maior "cara de pau", o PV paulista apoiou Serra, dando retorno aos empregos que tinham conseguido nas administrações Kassab/Serra/Alkmin, traindo Marina Silva.
E o PSDB apoiou Gabeira, do PV, para a Prefeitura do Rio, contra Eduardo Paes (PMDB).
Mas qual é o próximo passo da direita nesta direção, da cooptação da esquerda?
O grupo do qual faz parte Gerhard Boehme, da direita conservadora retrógrada, já deu com a "língua nos dentes" e a próxima vítima é o PSOL, já começam a dizer que o partido de Chico Alencar, deputado federal e Freixo, candidato a Prefeito no Rio de Janeiro é o único que tem novas idéias, para usar o PSOL como usou Marina Silva e o PV para levar a eleição para o segundo turno em 2010, e até falavam para eleitores da candidata Dilma Roussef "agora vamos de Marina, para mudar".
Que o PSOL e Chico Alencar não caiam no "canto da sereia", não permitam que a ideologia partidária seja sobrepujada pelas ofertas da direita que certamente virão, já faz parte das estratégias do PSDB/DEM dividir a esquerda, usá-la da pior maneira possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário