domingo, 7 de junho de 2015

JUSTIÇA "BLACK-TIE"...

Caras Amigas e Amigos!

Lendo hoje a entrevista do professor da Universidade de Columbia Daniel Richman, advogado e especialista em crimes federais que veio ao Rio de Janeiro para participar do seminário da Associação Internacional de Direito Penal e da Fundação Getúlio Vargas me inspirou para esta matéria.
À pergunta da jornalista Dandara Tinoco "embora a população carcerária ainda seja composta significativamente por pobres, no Brasil e nos EUA, a punição de ricos que praticam crimes esta aumentando?" o doutor Daniel respondeu "ao menos nos EUA esta, sim, havendo um processo de mudança. A nossa legislação federal não focava realmente em crimes de colarinho branco até os anos 70. E estamos comprometidos com este processo de mudança. Meus amigos que são promotores federais ou que trabalham para agências federais ficam satisfeitos em desmantelar esquemas políticos, eles encaram isto como uma de suas principais missões".
No Brasil a busca de investigados que não usam "black-tie" é impressionante, vocês já viram fotos de Brizola ou petistas usando "black-tie"? Eu, pelo menos, não vi.
Esta turma das elites e da mídia junto com altas autoridades judiciais se reúnem em grandes eventos regados à uísque escocês e champanhe francesa e se protegem, os exemplos são constantes, Joaquim Barbosa, ministro do STF foi algoz dos acusados do "Caixa 2 do PT" e esqueceu-se de julgar os mesmos do PSDB de Minas Gerais até hoje, já quase transcritos.
O juiz Moro caça incansavelmente na lava-jato só os petistas, até prendeu Vaccari, tesoureiro do PT mas esqueceu-se também do tesoureiro do PSDB que recebeu quase os mesmos aportes financeiros das empreiteiras.
Os Estados Unidos prenderam o ex-presidente da CBF José Maria Marín, Teixeira, também ex-presidente renunciou por suspeitas de corrupção, Havelange ex-presidente da CBF e da FIFA foi destituído do posto de presidente de honra da CBF por suspeitas de corrupção também e para a justiça brasileira nada disto aconteceu, o que prova nossa afirmativa de "JUSTIÇA BLACK-TIE".

Um abraço
Nelson            

Nenhum comentário:

Postar um comentário