domingo, 30 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012


Em 2012 procuramos nos contrapor a tudo aquilo que tentam nos impor como verdades absolutas, principalmente pelos colunistas que só escrevem o que os donos dos conglomerados midiáticos determinam.
Dias atrás um jornalista de "O Globo" teve a ousadia de criticar Oscar Niemeyer por suas posições ideológicas, colocando em xeque até sua capacidade como arquiteto, os Correios e o Ministério das Comunicações estão definindo obras de Niemeyer para virar selos, e por aí vai a nossa grande "pequena" mídia.
O jornalista C.P.Scott, do jornal britânico "The Guardian" cunhou uma frase que se tornou célebre: "O comentário é livre mas os fatos são sagrados".
Este é um dos problemas de nossa imprensa livre, que só foi censurada nos tempos da "ditadura das elites", sempre considera as versões mais verdadeiras do que os fatos, distorcendo as notícias de acordo com interesses que fogem à honestidade. 
O Brasil nunca esteve tão bem, enfrentando uma crise que nasceu pela incompetência de governos estrangeiros, nem sempre por falhas dos executivos, mas pelas pressões dos grandes empresários/capitalistas/banqueiros que, na busca de maiores lucros, colocam em risco suas empresas e depois veem buscar socorro nos órgãos governamentais, apoiados até pela maioria dos congressistas, geralmente de direita.
O Presidente dos Estados Unidos Barack Obama enfrenta a ameaça que depende de acordo dos senadores americanos para evitar o "Abismo Fiscal" que pode iniciar o ano numa situação pior do que esta.
SITUAÇÃO ATUAL DO BRASIL.
As montadoras vão investir 25 bilhões de dólares no País até 2016, na expectativa do ganho de renda dos brasileiros e na queda dos juros,o que levará o Brasil a se tornar o terceiro maior mercado do mundo.
O numero de estrangeiros cresce no País, 87 mil pediram inscrição no CPF, 10% a mais do que em 2011 porque passaram a morar legalmente no Brasil.
Há três ou quatro anos a Petrobrás repatriou japoneses nascidos no Brasil  que mudaram para o Japão atrás de oportunidades de emprego, com salários melhores do que percebiam lá.    
O combate ao desemprego e à miséria são áreas em que o governo avançou, segundo o Globo de hoje, e relaciona as áreas de atuação do governo: 
ERRADICAÇÃO DA MISÉRIA : Ritmo bom.
PRESERVAÇÃO DE EMPREGO E RENDA: Ritmo bom.
CRECHES E QUADRAS : Ritmo lento.
AMPLIAÇÃO DE PROGRAMAS DE SAÚDE : Ritmo lento.
MINHA CASA MINHA VIDA : Ritmo bom.
REFORMA POLITICA : Ritmo lento.
CRESCIMENTO E INFLAÇÃO : Ritmo lento.
REFORMA TRIBUTÁRIA : Ritmo lento.
LOGÍSTICA : Ritmo lento.
FRONTEIRAS : Ritmo bom.
Nunca a Polícia Federal e o Ministério Publico descobriram tantos escândalos, e não por estarem acontecendo mais, mas pela atuação livre, sem terem que dar explicações ao Executivo como acontecia em governos passados.
O Ministério do Turismo cujo escândalo foi desbaratado na Operação Voucher pela Polícia Federal, assinou a liberação de R$ 5,3 milhões em 31 convênios (7,3%), contra R$ 38,9 milhões em 2011.
A Prefeitura do Rio pretende construir 277 escolas de horário integral, sonho do grande último estadista deste País Leonel de Moura Brizola e do antropólogo Darcy Ribeiro, para chegar ao topo do Ideb.
O Rio de Janeiro se prepara hoje para sua festa tradicional de fim de ano, milhares de turistas estrangeiros, dezenas de iates vindos do mundo inteiro para acompanhar a queima de fogos de Copacabana.
Apesar de tudo isto ainda temos os complexados "vira-latas" que ainda consideram o Brasil o pior dos mundos.
Peço desculpas por minhas matérias que podem não receber a concordância de alguns, e até de muitos, mas é sincera, vem do coração, no dia que aparecerem propostas e programas de governo melhores do que as atuais, mas verdadeiras, os estarei elogiando.
Que 2013 seja o melhor de todos os anos que já passaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário