sábado, 3 de agosto de 2013

O PROGRESSO QUE AFASTA

Todos nós desejamos ver nossas cidades, estados e País progredindo em todos os sentidos, mas isto traz mudanças, nem sempre satisfazendo a população de um modo geral.
Veja-se o caso do Maracanã, reformado, uma maravilha elogiada por todos, mas com os preços dos ingressos subindo de maneira assustadora.
O futebol é um esporte de massa, cujas torcidas não pertencem as classes mais abonadas da população, que esta sendo comparado ao que acontece na Europa, onde o poder aquisitivo é muito maior, cujos ingressos são até vendidos antecipadamente, com os estádios lotados.
O Flamengo, clube de maior torcida no Brasil, talvez do mundo, cobrando ingressos acima das possibilidades de seus aficionados, o dobro do que foi cobrado no jogo do Barcelona contra o Santos no Santiago Bernabeu é uma incongruência que provavelmente verá diminuir a presença dos torcedores nos seus jogos.
Mas não é só na questão do futebol que isto acontece, estes estádios novos, caros, vão obrigar os clubes ou as empresas a repassarem seus custos, que poderão não ser possível de absorver pelos torcedores, mas as modificações nos bairros que buscam atender melhor aos cidadãos também vão encarecer, com IPTU, aluguéis e preços dos imóveis subindo nas alturas.
Já há muitas famílias sendo afastadas do centro da cidade, da zona portuária, de bairros que estão sofrendo modificações para melhor e tendo que se deslocar para as periferias da cidade, causando problemas no deslocamento pelos transportes coletivos que não atendem aos usuários da maneira que deveriam, super lotações, demora e preços abusivos.
Já ouvimos muitas pessoas e políticos comentando este assunto de forma crítica, porque nem sempre as famílias conseguem crescer nos seus empregos com salários que permitam absorver estes aumentos generalizados, teremos cada vez mais os locais privilegiados sendo elitizados.
É o progresso que a população cobra mas que levanta esta questão e vai selecionando de acordo com a capacidade de crescimento de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário