segunda-feira, 10 de outubro de 2011

DAS RUAS E DAS URNAS : RECADO

Nos surpreende que políticos que nos parecem conhecedores das questões que levam a população a pensar e se dirigir para o apoio a partidos que se opõem a seus pensamentos, declararem, como fez o deputado federal Rodrigo Maia, que o DEM é o único partido de oposição ao governo, o "PSDB só enrola".
Não entendem aqueles que pensam como o deputado que "passarinho na muda não canta"?
Quando o governo Itamar Franco criou o Plano Real a oposição declarou-se contra, desconhecendo o fato de que o povo aprovava o plano. Provavelmente Fernando Henrique Cardoso ganharia a eleição mesmo que a oposição apoiasse o Plano Real, mas as críticas facilitaram o caminho para FHC.
De 2002 para cá, a oposição fez uma campanha forte contra Lula, apesar do sucesso  de seu governo, acusou a então candidata Dilma e os partidos da base de todas as maneiras, do "aparelhamento" do governo e tal e o que esta acontecendo?
Justamente o partido que se diz o único opositor do governo é o que mais perde com a saída de deputados, senadores prefeitos e lideranças da mais elevada expressão, demonstrando que não esta entendendo o recado do povo, não aceita "oposição raivosa".
Não entendeu a oposição o fato de que os maiores críticos de Lula, Heráclito Fortes, Arthur Virgílio, Tasso Jereissati e Mão Santa não se elegeram, e Álvaro Dias só salvou-se porque ainda tem mais quatro anos de mandato?
Por incrível que pareça, não pretendendo diminuí-lo com isto, aquele que entendeu o "recado" das ruas e da eleição do ano passado foi o Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, ex-DEM, criou o PSD que na realidade não significa mudança nenhuma em termos de ideologia, retirando do Democratas a maioria de seus componentes mas conseguindo reunir apoios de quase todos os partidos.
Parte do PSD até poderá apoiar o Governo Dilma em algum projeto ou outro, até para justificar a mudança, mas jamais perderá o seu perfil de "direita", de defensor das idéias do neoliberalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário