quinta-feira, 20 de outubro de 2011

BOLSA FAMÍLIA PARA RICOS

Sob o titulo "Os doidos sábios e os sábios doidos" Elio Gaspari faz um comentário sobre a crise global que ainda não nos atingiu, mas vem aí, entre outras coisas diz "todos os indicadores do andar de cima vão bem, mas querem mandar a conta para o andar de baixo, cortando políticas sociais, tanto nos Estados Unidos como na Europa".
Podemos afirmar que no Brasil nada existe de diferente nesta questão, se dependesse da oposição, PSDB/DEM/PPS e setores conservadores que estão abrigados em outras siglas por interesses locais.
Diz Luiz Felipe Lampreia, ex-ministro das Relações Exteriores do governo FHC que "desde o estrepitoso fim da União Soviética em 1991, muitos esperam que o imenso poder dos Estados Unidos também desmorone. Acredita-se que a crise americana e  européia terminarão por levar o sistema capitalista a naufragar." 
Diz Arminio Fraga que "os grandes blocos econômicos vivem dias dificílimos, há um risco no ar". Mas as previsões catástróficas estão  destinadas a falhar.
O número de pobres aumentou significativamente nos Estados Unidos, engrossado por aqueles que perderam suas casas com a crise do mercado subprime  de hipotecas, hoje moram em campings ou em seus próprios carros.
O movimento "Ocupem Wall Street" cresceu acima do esperado pelas autoridades americanas.
Agora o que os neo-liberais esperam é o "Bolsa Família para Ricos", mas os alemães vão deixar Merkel e o governo alemão acudirem aos desmandos da Grécia?
A ganância dos bancos europeus, aliados ao despreparados que compraram papéis de países falidos agora pedem socorro.
As regras projetadas pelo FMI, que obriga os países a seguir regras que não podem cumprir veem seus modelos de vida serem varridos com o cortejo do desemprego e empobrecimento.   
Diz Lampreia que não crê que haja base para o fim do capitalismo e que "os rumores sobre a morte do capitalismo são muito exagerados" e que "não vê alternativa que se sustente".
Em primeiro lugar é claro que o capitalismo não vai morrer com crises como esta que enfrentamos pela incompetência fraudulenta daqueles que mantêm as maiores fortunas, os países envolvidos os socorrerão sem que percam nada, quem vai perder são aqueles que pagam os impostos, os lucros ficam nos bolsos dos poderosos, como sempre, e os prejuízos são divididos, nas mãos dos governos e menos afortunados.
Alguém já ouviu falar que o pro-labore de algum destes  grandes executivos que provocam as crises diminuiu?
O comunismo acabou e transformou-se no socialismo que ocupa um espaço com preocupações sociais e o capitalismo neo-liberal que cria pobreza teima em não dirigir-se para o centro, deixando a extrema direita radical, causando de quando em vez crises como estas que são repassadas para os governos.
Os capitalistas neo-liberais brasileiros criticam todos os dias o "Bolsa Família" que já tirou mais de trinta milhões de famílias da extrema pobreza mas querem o "BOLSA FAMÍLIA PARA OS RICOS" que é muito mais caro.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário