quinta-feira, 25 de agosto de 2011

"LEGALIDADE" 50 ANOS DEPOIS

brizola no ato da legalidade


"VITÓRIA SOBRE MILITARES EM 61 ILUDIU ESQUERDA"
O Globo em matéria de hoje conta a história do golpe de 1964, segundo sua versão, quantos aos fatos, bem, esta é outra história.
Sempre tenho dito que o golpe foi das elites que sentiam a impossibilidade de derrotar o PTB - Partido Trabalhista Brasileiro, de Getúlio Vargas, Jango e Brizola, não este que esta aí nos dias de hoje sob a liderança de Roberto "corrupto" Jefferson e buscaram nos militares o apoio para atrasar o Brasil por mais de 50 anos.
Quando Jânio Quadros renunciou e as oposições à Jango tentaram impedir sua posse, o governador do Rio Grande do Sul na época, Leonel de Moura Brizola, deflagrou o movimento chamado de "Legalidade", que obteve o apoio popular e do III Exército sob o comando do General José Machado Lopes.
O III Exército movimentou suas tropas para a fronteira Paraná/São Paulo, onde pretendia forçar a obediência à Constituição..
Como o movimento popular restaurou a ordem constituida, concordaram em aceitar a posse de Jango, no entanto no regime parlamentarista, derrubado pelo plebiscito de 1963.
Mas a elite brasileira, chamando os militares na ocasião, começou logo após a "Legalidade" a preparar o golpe desferido contra o Brasil em 1964.
Para justificar o golpe falsamente diziam que o comunismo estaria tomando conta do Brasil (com o apoio de sempre da grande mídia) o que enganou os militares pela guerra fria que estava no auge, e isto foi comprovado, quem era preso logo após o golpe eram partidários do PTB.
Para maiores detalhes, quem tiver curiosidade, leia o livro de René Armand Dreiffus, a "Conquista do Estado".
Na preparação do golpe após a "Legalidade" foram encaminhados para os golpistas bilhões de dólares, que foram utilizados até na vitória de Ildo Meneghetti no Rio Grande do Sul, contra o candidato de Brizola, porque entendiam que com Meneghetti no governo seria mais fácil impedir a revolta do povo.
Gastaram fortunas na eleição de Ildo Meneghetti e de Fernando Ferrari, dissidente do PTB, este não para ganhar mas para tirar votos do candidato de Brizola.
E conseguiram ganhar as eleições, e comprovando o que afirmamos sobre o uso de dólares na campanha de Fernando Ferrari, foi a revolta de um grande jornalista gaúcho, vendo os gastos que o partido das "mãos limpas" estava fazendo, ao alugar rádio para transmitir comício, sabendo que deveria ter dificuldades, perguntou ao candidato de onde estaria vindo o apoio financeiro, ao que Ferrari respondeu que "ele não tinha nada a ver com isto", tendo o jornalista se afastado da comitiva voltando para Porto Alegre.
E os golpistas tinham razão ao impedir a vitória do PTB porque Ildo Meneghetti, mesmo sendo governador, ao deflagrarem o golpe, foi se asilar no quartel do exército em Passo Fundo por medo da revolta popular.
Não ouve a "ilusão da esquerda" com a vitória da legalidade, Jango e Brizola, principalmente este, sabiam que a tentativa de golpe estaria sendo armada, mas Jango não acreditava, confiava em quem não devia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário