quarta-feira, 25 de maio de 2011

EXPERIÊNCIAS CONVERGENTES

DE ERIC EUSTAQUIO


DIA DA VERGONHA

Bom dia, pessoal. Hoje acordei com um sentimento de impotência frente aos acontecimentos de ontem.
Decidi tentar fazer algo e falarei de um assunto diferente do que normalmente trato aqui, mas que pode ser influenciado por profissionais de Comunicação.
1º Acontecimento vergonhoso: Assassinato de José Claudio e Maria do Espírito Santo, líderes extrativistas, ocorrido na manhã de ontem, em Nova Ipixuna. Com o título “Assassinato e barbárie na floresta” o site Carta Capital noticiou que o casal representava “o elo mais frágil da cadeia de pressão pelo carvão de mata nativa, de madeireiras e de grilagem de terras para a pecuária. Denunciavam, há meses, que estavam sendo ameaçados. A pressão viria pela parte de madeireiros da região, em busca das castanheiras e outras árvores nobres, e por carvoeiros”. (fonte)
2º Acontecimento Vergonhoso: O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Relatório Rebelo instituindo um novo Código Florestal brazuca. O texto legaliza o uso de algumas APPs já ocupadas com produção agrícola desde que essa antropização tenha ocorrido antes de 22 de julho de 2008. O texto, que ainda será votado pelo Senado, revoga o código em vigor. O texto-base do relator, deputado Aldo Rebelo, foi aprovado por 410 votos a 63 e 1 abstenção. (fonte:
www.codigoflorestal.com)
Estou INDIGNADO! Pra não dizer ENVERGONHADO por ficar assistindo a isso sem fazer nada.
Nas Redes Sociais mobilizamos há alguns dias mais de 40 mil pessoas para a página do evento do “Churrasco da Gente diferenciada”, que gerou o churrascão real nas portas do metrô de Higienópolis. Um movimento “bem humorado” contra o ‘pré-conceito’ social.
Depois, foram mobilizadas várias pessoas para a marcha da maconha na Av. Paulista. Que acabou em tumulto, tiros e bombas de gás lacrimogêneo.
Esses dois exemplos em nada resultaram, além de um burburinho e algumas risadas. É só isso?
Mais recentemente o vídeo da “A Banda Mais Bonita da Cidade” (que eu curti pra kct) bombou no Facebook e, em menos de 5 dias, já tem mais de 2 milhões de views. O vídeo gerou várias paródias (via @youpix) e vários posts em blogs e matérias em portais importantes (Terra, Uol, etc.). Ok, ninguém aguenta mais ouvir falar desse clipe (Eu, gosto! E vou no Show dia 7 aqui em SP), mas o ponto aqui não é a qualidade musical ou do vídeo, mas o poder de mobilização que as Redes Sociais nos proporcionam. As vezes para assuntos banais, mas que preenchem nosso dia a dia corrido e estressante.
Mas quando utilizaremos as Redes Sociais para fazer algo realmente contundente? Algo que mude o destino de nosso país?
O que podemos fazer para tentar brecar que o novo código seja aprovado também pelo senado e autorize o desmatamento desenfreado das nossas florestas?
Quem me conhece pessoalmente e já ouviu minha opinião sobre o assunto, sabe que estou longe de ser um “Ecochato”, mas cansei de não fazer nada.
Andei pesquisando e vi que é possível (eu acho) solicitar a algum legitimado que ingresse com uma ADPF (Arguição de descumprimento de preceito fundamental).
Além disso, acredito que possamos criar um movimento mais contundente, partindo das Redes Sociais e culminando nas ruas. Ainda não sei o que, nem como podemos fazer. Por isso venho aqui para convocá-los a entrar nessa comigo. Melhor, comigo não, com e pelo Brasil.
Quem compra a briga?
Bom, o desafio está lançado.
ERIC EUSTÁQUIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário