domingo, 22 de maio de 2011

BRASIL - O DESAFIO

 

Arranha-Céus!

1º Burj Dubai - Dubai - Emirados Árabes. Este é o edifício mais alto do mundo atualmente e continua crescendo. Quando estiver pronto terá mais de 700 metros de altura.
Os construtores não revelam qual vai ser sua altura final, mas alguns especulam que pode passar dos 800 metros. É esperar pra ver.

2º Taipei (ou Taipei 101) - Taipei - Taiwan. É o edifício terminado mais alto do mundo com 509 metros e 101 andares, já que o Burj Dubai ainda está em construção.
3º Shanghai World Financial Center - Shangai - China. Tem 492m de altura e 101 andares também.

4º Torres Petronas (Petronas Towers) - Kuala Lumpur - Malásia. As torres gêmeas na Malásia têm 452m e 88 andares cada.

5º Sears Tower - Chicago - Estados Unidos. Com 442m e 108 andares este é o arranha-céu mais alto dos Estados Unidos.

6º Jin Mao Tower - Shangai - China. Com 421m e 88 andares é mais um que fica na China.

7º Two International Finance Centre - Hong Kong - Hong Kong. Tem 415m e 88 andares.

8º CITIC Plaza - Guangzhou - China. Isso mesmo, a China novamente. Este tem 391m e 80 andares.

9º Shun Hing Square - Shenzhen - China. Tem 384 m e 69 andares. Com 4 edifícios na lista dos prédios mais altos do mundo a China mostra que não está pra brincadeira.

10º Empire State Building - Nova York - Estados Unidos. Com 381m e 102 andares este prédio foi durante muito tempo o arranha-céu mais alto do planeta. Hoje ele já não é o maior, mas é um dos mais famosos.

Das 10 maiores torres, 8 estão no Oriente. Atualmente, só duas estão no Ocidente (nos Estados Unidos pra ser mais preciso).

Os países orientais estão se desenvolvendo rapidamente e estão se tornando sérios concorrentes aos Estados Unidos, principalmente a China que vem ganhando mercado e não deve demorar a se tornar a maior potência da Terra, tomando o posto dos EUA.

O edifício Mirante do Vale é o mais alto do Brasil. Tem 170 metros e 51 andares. Fica na cidade de São Paulo - SP.


O segundo maior do Brasil é o Edifício Itália com 45 andares, também em São Paulo, capital.


O terceiro maior é o Rio-Sul Center, fica no Rio de Janeiro - RJ e tem 50 andares.


Como se pode ver o Brasil também tem seus arranha-céus. Vamos esperar pra ver se algum dia entramos na lista dos 10 maiores do mundo.
 
Impressionantes os desafios que os engenheiros do mundo todo enfrentam na tentativa de construirem edifícios/arranha-céus cada vez mais altos, em uma competividade constante como demonstram, com alicerces que vão se aprofundando cada vez mais para garantir a segurança necessária aos seus ocupantes.
 
Assim como os engenheiros enfrentam os desafios de construir edifícios cada vez mais altos até para demonstrar sua competência e ocupar melhor os espaços que temos, os países estão procurando qualificar suas administrações para atrair investimentos e crescerem.
 
Para alcançar seus objetivos, assim como os engenheiros e os arquitetos, precisam construir bases sólidas e atraentes, com alicerces que garantam seu progresso e perenidade, com segurança para seu povo, de uma maneira geral.
 
Mas como o Brasil vai enfrentar os desafios cada vez mais exigentes, frente à competividade global? Através de bases sólidas, de correr atrás de alicerces para crescer.
 
Não temos dúvida que o "alicerce" para o Brasil crescer é a EDUCAÇÃO. Os países que estão à frente na competição mundial têm na educação sua base de sustentação.
 
Ou o Brasil busca garantir "alicerces" cada vez maiores para se transformar em um grande Pais, comparado às maiores edificações mundiais, ou vamos nos contentar em ser um prédio de cinco andares.
 
Entendemos que os desafios que tem a Presidente Dilma Roussef, prioritariamente, são a EDUCAÇÃO, a SAÚDE, continuar a diminuir as diferenças sociais ( a educação é essencial para isto) e a administrar a economia como vem enfrentando, com uma inflação controlada.
 
Todos os candidatos nas campanhas eleitorais colocam entre as suas prioridades a educação, a saúde e a segurança, mas estamos vendo, governo após governo, que muito pouco vem sendo feito nestas áreas, com um avanço significativo na segurança mas ainda carente de medidas que diminuam os crimes e de um sistema que proporcione a recuperação dos prisioneiros, que hoje não recupera ninguém, muito pelo contrário

Nenhum comentário:

Postar um comentário