sexta-feira, 14 de agosto de 2015

A CRISE MUNDIAL

Nada contra brasileiros que estão descontentes com os problemas econômicos que o Brasil esta enfrentando, inflação acima das expectativas, salários e aposentadorias defasados, educação e saúde sempre sem atender as necessidades do povo e corrupção que nunca deixou de existir, inclusive na época da "ditadura das elites".
Mas é preciso sensatez para não se deixar desesperar, achar que tudo isto é responsabilidade deste ou daquele, a corrupção esta disseminada, todos os grandes partidos estão envolvidos mas deve diminuir grandemente, depois que não só os corruptos estão respondendo por seus crimes mas, principalmente o que nunca aconteceu no Brasil, os corruptores estão sendo investigados e os culpados presos.
Nos problemas econômicos que estamos enfrentando li a coluna sempre crítica de Miriam Leitão em que ela fala da crise na China, que afeta ao mundo globalizado, dizendo sob o título O Risco Chinês, "a desvalorização da moeda chinesa esta afetando o valor dos ativos e vem em um mau momento para o Brasil. Pelo  terceiro dia seguido o governo desvalorizou o yuan. Especialistas acham que isto aumentará a capacidade do País de exportar, tirando mercado de produtos brasileiros. Esta queda da moeda pode ser sinal de que a economia chinesa esta com mais problemas do que o governo admite."
Desde a crise de 2008 que o Brasil vem tomando medidas paliativas para ir "empurrando os problemas com a barriga", baixa de impostos de automóveis e da "linha branca", desoneração da folha de pagamento para evitar quebradeira de empresas e desemprego, etc. etc., mas nada que resolvesse a situação sem que acabasse a crise mundial, expectativa que não se configurou.
O "Ajuste Fiscal" proposto pelo Ministro Levy, com a diminuição de gastos, provavelmente começará a colocar as coisas nos devidos lugares mas a médio e longo prazos, não será amanhã como todos desejamos.
Sou aposentado e como todos sofremos com a crise e defasagem dos benefícios, iniciados mais significativamente com a desindexação dos salários no governo de FHC e que não foi corrigido nos governos Lula e da Presidente Dilma, mas "navegar é preciso".

Um abraço
Nelson

Nenhum comentário:

Postar um comentário