domingo, 27 de outubro de 2013

SOCIALISMO E CAPITALISMO, AS DIFERENÇAS

 
O socialismo e o capitalismo têm diferenças fundamentais, começando pelo fato de que o primeiro é de esquerda e o segundo de direita.
Em "O Globo" de hoje a jornalista e autora de "O Bolsa Família e a social-democracia" aborda a disputa sobre quem criou o programa, o PSDB ou o PT.
Diz ela "Na disputa pelo DNA do Bolsa Família, as duas principais forças partidárias têm sua dose de participação".
Continuando diz ela que entre 2003 e 2013, após o PT redirecionar os esforços do Fome Zero para o Bolsa Família o número de famílias beneficiadas saltou de 3,6 para 13,8 milhões, o programa não apenas serviu como uma importante política social, como fez as vezes de indutor de consumo e desenvolvimento de economias locais. O PT, oriundo de uma tradição de esquerda, sofria maior pressão para ampliar as politicas promotoras de igualdade.
A diferença do que FHC fez pelas questões sociais, com o que Lula fez não tem comparação, Fernando Henrique foi exageradamente tímido, exemplo do Bolsa Família, e alguma coisa que tenha sido feito o foi pela participação de Dona Ruth, grande figura.
O PSDB, que teve origem no PMDB, foi criado por políticos que não concordavam com os atos de Orestes Quércia na direção do partido, com o pensamento também de esquerda, só que perdeu esta identidade porque deixou-se dominar pelas idéias do DEM, partido vindo da Arena/PDS, da ditadura militar.
Alguém lembra de alguma iniciativa, de algum programa que partisse do DEM em benefício da população de baixa renda?
Os defensores do capitalismo têm vergonha de serem chamados de direita, fazem questão de dizer que direita e esquerda não existem mais por este motivo.
O Presidente Lula poderia iniciar, assim como a Presidente Dilma, um processo de recuperação dos benefícios dos aposentados prejudicados pelo fim da indexação com o salário mínimo, mas quem criou a desindexação, agressiva, foi Fernando Henrique Cardoso. Jamais um Presidente de esquerda, socialista, tomaria uma medida como esta, desrespeitando os direitos adquiridos.
O Empréstimo Consignado criado pelo Presidente Lula, que desafogou os aposentados que estavam endividados, jamais teria sido determinado por um Presidente de direita, que defende "o livre mercado", como se não fosse obrigação de qualquer governo evitar abusos de qualquer natureza.
A medida que a Presidente Dilma tomou para frear os juros bancários, dos cheques especiais e empréstimos pessoais, usando os órgãos financeiros estatais, Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil para forçar os bancos privados a fazerem o mesmo, jamais teria partido de um governo de direita.
Hoje temos uma discussão sobre as privatizações, a oposição dizendo que o Poço de Libra foi privatizado, a Presidente Dilma dizendo que não, o Poço de Libra é do Brasil e as empresas que FHC são da iniciativa privada.
Mas as críticas às privatizações de FHC/PSDB/DEM nem foram pelas privatizações em si, mas pelas suspeitas de corrupção, telefonemas grampeados e por terem impedido a criação de CPIs para investigar, pela tropa de choque no Congresso, totalmente majoritária do governo.
Bom domingo a todos.

       
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário