sexta-feira, 17 de maio de 2013

CONQUISTAS BRASILEIRAS


Disputando com inúmeros países, o Brasil conquistou o direito de realizar a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, não foi "de graça", a disputa foi acirrada.
O Brasil acaba de emplacar Roberto Azevedo para a Organização Mundial do Comércio - OMC, com quase 100 votos do total de 159, a África votando em peso com nosso País, além da Ásia e América Latina, contra os votos dos Estados Unidos e Europa.
Nós deixamos de ser um País de terceiro mundo, somos a sétima economia mundial, cujo sucesso vem atraindo pessoas em busca de trabalho, assim como investimentos mundiais.
Mas porque estas conquistas?
Até o governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso nós vivíamos sob a "tutela" dos Estados Unidos da América, toda nossa economia passava pelo "tio sam" e obedecíamos as orientações do FMI, que foram, com o tempo, comprovadamente perniciosas, sempre nos trouxeram prejuízos incalculáveis.
Com as mudanças acontecidas de 2003 em diante foram sendo rompidas as "amarras" e abertos mercados independentes que nos colocaram como emergentes, agindo juntamente com a Rússia, Índia e China, permitindo que, de devedores, pagando juros abusivos, nos tornássemos credores do FMI.
Os contatos que o governo brasileiro fez com a África e Ásia estão trazendo retornos comerciais e financeiros muito positivos para o Brasil, que proporcionaram a vitória de Roberto Azevedo sobre o candidato mexicano para a presidência da OMC, posição estratégica muito importante para alavancar nossa economia.
O Brasil, ao deixar de comprar nossas plataformas marítimas para a prospecção de petróleo do Japão, construindo-as aqui no Brasil, abriu um mercado de trabalho que até permitiu trazer de volta os brasileiros de origem japonesa que tinham emigrado para aquele País.
O programa "Minha Casa Minha Vida" também não esta deixando nenhum profissional da construção civil sem oportunidade de trabalho, com projetos como este o Brasil nos dias de hoje é um País com a menor taxa de desemprego de todos os tempos.
Ontem lemos uma matéria do jornalista Alexandre Garcia, onde faz uma análise diminuindo as responsabilidades das elites nos "anos de chumbo", criticando aqueles que lutaram contra a ditadura, como se os governantes que mandaram no Brasil de 1964 até a abertura foram quase "uns anjos" e a oposição "demônios".
Mas quem é Alexandre Garcia? Foi porta-voz do último governo da ditadura, do general Figueiredo e claro desde seu fim, contratado pelas Organizações Globo.
Alexandre Garcia, juntamente com Brito, que depois foi eleito governador do Rio Grande do Sul, aliás um mau administrador, apenas por ter noticiado a morte do Presidente Tancredo Neves, foi a dupla que entrevistou pela primeira vez na rede Globo o ex-governador Leonel de Moura Brizola, pressionando de forma até anti-ética, para que Brizola dissesse como resolveria os problemas do Brasil, deixados pelos golpistas, eu vi e ouvi indignado a entrevista.
Ontem o candidato do PSDB/DEM/PPS diz que o governo "se contenta com a administração da pobreza", como se nossa economia não estivesse atravessando um bom momento comparada, principalmente, com a crise que sofre a Europa e os Estados Unidos, quem não soube resolver
Mas com certeza também, as questões sociais veem sendo muito bem enfrentadas pelo governo, com o Bolsa Família e os aumentos salariais acima da inflação aumentando a demanda que faz que até o comércio atravesse um bom momento.
Discursos catastróficos não abalam o brasileiro que esta mais politizado, esta deixando de lado o "complexo de vira-lata", criticado pelo Compadre Zeno Otto.
Se desejam fugir destes que só falam mal do Brasil acessem blogs independentes e vejam o outro lado, de Nassif, Paulo Henrique Amorim, Correio do Brasil, Sr. Com do Compadre Zeno Otto, Vi o Mundo e o meu domarcondes.blogspot.com, que não ganho nada com isto mas defendo meus pensamentos por ideologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário